Encontre inspiração nessas superfícies deslumbrantes – algumas atemporais, algumas na moda, muitas com capacidade para fazer você mesmo!
Por mais trabalhadoras e multifuncionais que sejam, as bancadas também ajudam muito na definição da estética de uma cozinha. Afinal, essas superfícies elegantes ocupam um grande espaço: as diretrizes da indústria recomendam 150 polegadas lineares de espaço no balcão, enquanto alguns designers atribuem à regra 3×4 que dita três balcões separados, pelo menos um metro cada.
15 ideias impressionantes para a bancada da sua cozinha
Se você está pensando em fazer uma reforma, talvez já tenha pesquisado materiais populares, desde laminados baratos a granitos e mármores sofisticados, bem como opções mais incomuns, como concreto. Mas existem novos materiais que valem a pena explorar, bem como uma série de perfis de borda e outros conceitos de design exclusivos, portanto, verifique as idéias aqui para ajudar a planejar as bancadas perfeitas para o seu espaço de cozinha.
Materiais mistos
Com uma grande quantidade de materiais de bancada em diferentes faixas de preço para escolher, por que escolher apenas um? Madeira quente, aço inoxidável elegante e até mármore impressionante podem funcionar em conjunto com um bom design. O segredo é manter outros elementos, como ferragens e piso do gabinete, no lado silencioso, para que não concorram com as bancadas.
Obtenha uma vantagem
Embora seja um detalhe sutil, um perfil de borda de balcão faz uma declaração forte. Em geral, as bordas quadradas e atenuadas dizem elegantes e limpas, enquanto as bordas arredondadas, como bullnose, têm um apelo mais suave e casual, e as opções de ogiva (em forma de S) são mais tradicionais. Mas isso é apenas o começo das arestas disponíveis.
Considere uma borda marítima elevada, por exemplo – atualmente tendência em bancadas de aço inoxidável – para um visual que seja elegante, mas não austero. Para algo ornamentado, uma borda de Versalhes – duas faces verticais unidas por uma curva suave – foi inspirada na arquitetura barroca francesa, enquanto uma borda esculpida esculpida empresta uma vibração rústica.
Matéria fosca
Embora a pedra altamente polida possa sempre ter apelo, as tendências de bancadas estão se movendo em direção ao fosco. Um acabamento polido é suave ao toque, mas tem pouco ou nenhum brilho, o que pode ajudar a esconder falhas e arranhões, mas pode tornar as manchas mais proeminentes em superfícies como mármore.
O acabamento em couro, atualmente em voga no granito, confere apenas um leve brilho para destacar as cores e contornos naturais da pedra. Isso é obtido com um pincel com ponta de diamante e pode resultar em uma faixa textural de áspera a lisa.
A pia integrada
Feitos com o mesmo material da bancada, e geralmente uma unidade de uma peça, os dissipadores integrados estão disponíveis em tudo, desde mármore, granito e quartzo até aço inoxidável, superfície sólida e concreto. Você pode personalizar uma pia integrada em qualquer tamanho, profundidade, forma e detalhes que lhe agradem, e o visual confere coesão a uma cozinha. Além disso, sem as rachaduras e costuras onde uma pia convencional encontra a bancada, as migalhas podem ser colocadas sem esforço na tigela para facilitar a limpeza da cozinha.
Concreto legal
Poucas superfícies são tão personalizáveis quanto o concreto derramado – a cor, a mancha, a textura e até mesmo a forma podem ser ajustadas para se adequar. Para fazer você mesmo, você vai fazer um molde de aglomerado de melamina (se estiver satisfeito com as dimensões de sua bancada atual, basta medi-las para o molde) e apoiá-lo com uma estrutura de 2x4s (o concreto é pesado, afinal) . Em seguida, misture, despeje, adicione seu carimbo exclusivo e, quando seco, lixe para terminar e instalar.
Suba em níveis!
Uma ilha de cozinha tem muitas funções e uma bancada multinível pode maximizar ainda mais sua flexibilidade. Embora o padrão da indústria para ilhas seja de 42 polegadas de altura, você pode optar por uma ilha de dois níveis com uma superfície inferior para assentos de cadeiras ou uma estação de preparação de alimentos de 36 polegadas de altura (talvez com um fogão) de um lado com um nível superior para assento do banco no outro. Você também pode adicionar uma superfície menor e mais alta para servir ou exibir.
Economize em pedra
Um orçamento muito apertado para uma laje sólida de pedra ainda pode permitir um granito genuíno ou bancada de mármore. Uma vez que grande parte do custo da pedra sólida está na instalação, um trabalho de ladrilho DIY pode custar cerca de um terço do preço. Uma serra para ladrilhos com lâmina de diamante (disponível para aluguel por cerca de US $ 60 por dia) corta ladrilhos de pedra com facilidade.
O uso de ladrilhos grandes de 12 x 12 polegadas simplifica o projeto (menos corte, menos rejuntamento) e produz menos emendas – portanto, seu resultado ficará mais parecido com uma placa sólida. Para finalizar, instale peças de pedra ao redor da borda ou escolha uma espécie de madeira que complemente a pedra para formar uma borda para a bancada.
Melhorias pintadas
Se novas bancadas não estiverem no futuro imediato, você pode obter resultados de reforma bastante surpreendentes com tinta e alguns outros suprimentos simples. Os ingredientes secretos que dão ao laminado cansado um novo visual brilhante incluem dois tons de tinta, glitter transparente, poli-acrílico (em vez de poliuretano, para evitar amarelecimento) e um selante para derramar.
Opções amigas do planeta
Quer refazer sua cozinha e salvar o planeta? Considere uma bancada ecologicamente correta. Talvez você escolha o PaperStone, feito de papel reciclado pós-consumo compactado, resina não petrolífera e pigmentos naturais. Inventado para uso em parques de skate (para que você saiba que é durável), o PaperStone é seguro para alimentos, à prova de umidade, resistente a bactérias e possui a aparência e o toque quente e suave de pedra-sabão.
Outra opção ecologicamente correta são as superfícies de vidro reciclado GEOS, construídas com vidro pós-consumo e uso industrial e um aglutinante patenteado. Esta superfície forte e não porosa tem um desempenho semelhante ao da pedra projetada, não requer vedação, não mancha e tem uma aparência divertida e colorida que parece salpicada de pedras preciosas.
Cachoeira Uau
Uma bancada que continua graciosamente ao longo da borda até o chão, emoldurando os armários inferiores ou as laterais de uma ilha, é chamada de cachoeira – e como seu homônimo na natureza, ela acumula oohs e ahs.
Granito, mármore e quartzo são materiais populares para este tratamento de borda estendido (e caro!), Mas um DIYer ambicioso pode criar um efeito cascata com concreto: Estruture os armários existentes com aglomerado (não se esqueça de um buraco para a pia), preencha Faça as costuras com massa de madeira e, em seguida, aplique concreto na superfície como se fosse “espalhar manteiga de amendoim na torrada”, de acordo com este tutorial. Lixe até a lisura desejada e sele com poliuretano.
Novas formas chiques
Não há regra que diga que uma ilha de cozinha deve ter cantos quadrados. Os contornos curvilíneos são acolhedores e únicos. Considere uma ferradura com assentos ao longo do lado de fora ou uma forma livre que aproveite o amplo espaço em uma cozinha de plano aberto.
Ato de vidro
No topo da tabela da moda atualmente estão as bancadas de vidro sólido. Disponíveis em uma grande variedade de formas, espessuras, texturas, bordas e cores, eles podem suportar altas temperaturas e são resistentes a mofo, manchas e arranhões. Eles são fáceis de manter e podem suportar muito peso, mas deixe cair um objeto pesado ou pontiagudo e o dano pode ser irreparável.
Look animado
Para drama rústico, nada supera uma borda viva – o termo para o lado da casca de uma peça de madeira serrada. Essas placas são secas ao ar (às vezes por anos) para evitar rachaduras na madeira e, em seguida, cuidadosamente fresadas para que, uma vez que a casca seja removida, o contorno natural da árvore permaneça. A borda viva está disponível em muitas espécies de madeira, incluindo bordo, nogueira, nogueira e cereja, para dar uma aparência orgânica impressionante à sua cozinha.
Conhecedor de salvamento
Portas de madeira, recuperadas de uma reforma anterior ou compradas em uma feira de troca por uma música, podem ganhar uma nova vida como bancadas de cozinha. Esses DIYers dinâmicos conseguiram isso com três portas de carvalho, usando suas antigas bancadas laminadas como modelos. Folheados de carvalho foram passados a ferro na borda e, em seguida, foram lixados, manchados e selados para terminar o projeto.
Cobre can-do
Poucos materiais podem ser comparados ao cobre em calor, pátina e beleza do velho mundo. Além disso, esse metal tem propriedades antibacterianas naturais que o tornam ideal para uma bancada de cozinha. Embora o cobre seja caro, os DIYers podem economizar muito lidando com o projeto com orientação especializada ou ajuda de outros proprietários. E se isso não for desafiador o suficiente, que tal criar uma bancada com sua coleção pessoal de centavos!