Não jogue fora as cinzas de madeira da lareira – leia estas dicas sobre como usá-las bem em sua casa e jardim.
Quando usávamos lareiras para aquecer nossas casas, limpar as cinzas de madeira da lareira era uma tarefa diária. Hoje, depois de um aconchegante fogo de inverno, ou do uso de um fogão a lenha ou fogueira no quintal, podemos coletar as cinzas de madeira com mais calma e usá-las com excelência.
Para que serve a cinza de madeira?
Podemos não queimar tanta lenha quanto costumávamos, mas a cinza ainda é um ótimo recurso bruto com uma variedade de benefícios e usos em casa. Aqui estão 8 maneiras de usar cinzas de lareira em sua casa e jardim.
1- Alterando o Solo e Impulsionando o Seu Gramado
As cinzas de madeira podem ser usadas para aumentar o pH do solo do seu gramado rapidamente – mais rápido que o calcário, pois as cinzas são mais solúveis em água. Comece testando o solo do seu gramado ou jardim para determinar seu pH. A maioria dos solos de gramados e jardins se sai bem em um nível de pH entre 6,0 e 7,0. Superior a 7, e é considerado alcalino. Inferior a 6, e é considerado ácido. Se o seu solo já estiver entre 6 e 7, não há necessidade de alterar o pH.
Certas plantas, incluindo algumas flores e vegetais, prosperam em diferentes níveis de pH do solo. Por exemplo, as plantas de tomate precisam de muito cálcio e potássio e geralmente requerem alterações do solo que fornecem altas doses desses nutrientes – algo que uma correção de cinzas de madeira pode fornecer rapidamente, pois é naturalmente rica em ambos os nutrientes e solúvel em água. Como as raízes das plantas são ineficientes na absorção de cálcio e potássio dosolo em si , se o seu jardim contém solo muito ácido (que é pobre nesses nutrientes), você deve alterá-lo para promover uma produção vegetal saudável nessas plantas.
As cinzas são boas para as plantas?
As cinzas de madeira também são compostas de outros nutrientes em quantidades menores, incluindo alumínio, magnésio, fósforo e sódio. Algumas plantas, como alfafa, feno e milho, removem nutrientes do solo e são usadas correções ou rotações de culturas para reintroduzi-los. As cinzas de madeira podem fornecer esses nutrientes, se necessário.
Verifique suas necessidades de plantas e solo antes de adicionar cinzas de madeira arbitrariamente em sua propriedade. Certas plantas que gostam de ácidos, como mirtilos, azáleas e rododendros, não gostam de ter seu solo mais alcalino. E adicionar cargas de cinzas de madeira em qualquer local nunca é uma coisa boa.
2- Adicione cinzas ao seu composto doméstico
Uma pitada de cinzas de madeira pode ser adicionada à sua pilha de compostagem ao ar livre ou à caixa de compostagem interna como um componente de seu lixo doméstico. Uma pequena quantidade com cada camada de composto adicionará nutrientes ao solo final ou “chá de compostagem”.
Você também pode fazer seu próprio chá de cinzas de madeira embebendo as cinzas na água por 4-5 dias e depois aplicando esse produto no solo da planta conforme necessário. Três quilos de cinzas de madeira embebidas e coadas depois (como se você estivesse fazendo um grande lote de chá de cinzas de madeira) em um balde de 30 galões de água pode beneficiar certas plantas durante a estação de crescimento. (Aplique criteriosamente – um pouco vai longe. E certifique-se de ter pesquisado os requisitos específicos de alcalinidade de suas plantas com antecedência.)
3- Cinzas de Madeira para Limpeza
Procurando um limpador de vidro e metal sem custo? Cinzas de madeira, misturadas com um pouco de água para formar uma pasta, podem ser usadas como um abrasivo suave para polir metais manchados, limpar vidros sujos e até remover adesivos e resíduos pegajosos. Aplique a pasta com um pano de algodão usando luvas para proteger sua pele. Tente em um pequeno local no início para testar os resultados.
4- Faça sabão em casa
Os primeiros sabonetes foram feitos em propriedades, combinando água e cinzas de madeira para fazer lixívia, um componente necessário do sabão. Cinzas de madeiras duras queimadas (como freixo, nogueira ou faia) são usadas para esse fim, pois contêm potássio suficiente para produzir soda cáustica.
A produção cuidadosa pode produzir sabão caseiro a partir do que você jogaria fora, embora com um pouco mais de esforço do que o necessário para comprar uma garrafa ou barra. (Se seguir o caminho caseiro, siga as instruções de uma fonte confiável e certifique-se de usar equipamentos de proteção para evitar queimaduras.)
5- Mantenha os insetos nocivos afastados
As cinzas de madeira podem ser usadas para deter pragas como lesmas e caracóis, e até mesmo para repelir formigas. Polvilhe uma pequena quantidade ou rodeie as plantas suscetíveis e reaplique depois que a chuva lavar as cinzas.
6- Adicione tração às passarelas escorregadias
Como o cascalho nas ruas cobertas de neve, as cinzas de madeira podem ser aplicadas para fornecer tração sob os pés. Você pode até manter alguns em um recipiente de metal fechado em seu carro ou caminhão para usar em caso de emergência para sair de um local escorregadio. (Apenas tome cuidado para não rastrear as cinzas de volta para a casa em suas solas.)
7- Absorva os derramamentos da garagem
Trocar o óleo do seu carro? Ou apenas derramou algo que pode manchar? Use cinzas de madeira para absorver o derramamento. O asfalto escuro da calçada mascarará a cor das cinzas, e as propriedades de absorção das cinzas devem permitir que você varra o derramamento depois.
8- Controle de Incêndio
Se você já “sufocou um incêndio” em um acampamento trocando cinzas sobre carvões em brasa, sabe que as cinzas podem formar uma grande barreira hermética que ajudará a extinguir as chamas.
As cinzas de madeira podem ajudar a apagar um incêndio quando um extintor de incêndio, solo ou areia não estiver disponível. Sempre extinga o fogo completamente e certifique-se de que nenhuma brasa seja deixada sem chama, pois elas podem reacender. Uma verificação final para quaisquer pontos quentes (passe a mão nua em vários pontos sobre as brasas molhadas) garante que você não terá um incêndio reacender mais tarde.