Faça o trabalho com os detalhes certos de enquadramento, encanamento, eletricidade e acabamento.
Adicionar uma banheira de hidromassagem a um banheiro exige um planejamento cuidadoso, seguido por detalhes de instalação que seguem rigorosamente as instruções fornecidas pelo fabricante da banheira. Como as banheiras de hidromassagem vêm em diferentes tipos e tamanhos, reserve um tempo para encontrar um modelo que se adapte ao espaço que você tem no banheiro.
Ao avaliar suas escolhas, certifique-se de olhar as dimensões gerais e as fotos acabadas. As banheiras de hidromassagem são mais pesadas do que as banheiras padrão (especialmente quando cheias de água), então você também precisa se certificar de que a estrutura do piso do banheiro pode suportar esse peso extra. Chame um empreiteiro de remodelação experiente se não tiver certeza sobre como abordar isso.
Cuide dos detalhes do encanamento primeiro
A próxima questão a ser considerada é o encanamento de lixo bruto. Você precisará das especificações de instalação para sua banheira porque o sifão e o tubo de resíduos devem estar alinhados exatamente com o ralo da banheira. É mais fácil se você tiver acesso por baixo, porque você pode definir a banheira e, em seguida, concluir o encanamento bruto. Se estiver trabalhando de cima para baixo, você precisará ser muito preciso com o encanamento bruto.
Por causa do volume de água que algumas banheiras de hidromassagem podem conter, muitas vezes elas são equipadas com linhas de abastecimento de 3/4 de polegada em vez das mais comuns de 1/2 polegada. Embora isso possa não parecer uma grande diferença, uma linha de 3/4 de polegada fornece água a mais de duas vezes a taxa de uma linha de 1/2 polegada.
Dependendo do enchimento da cuba sendo usado, as linhas de suprimento também podem ter que ser localizadas exatamente. Os enchimentos montados na parede, em particular, são assim, porque muitas vezes são montados diretamente em acessórios roscados que são fixados à moldura antes de os acabamentos da parede serem instalados. Os enchimentos montados no convés são geralmente mais tolerantes, porque estão conectados a linhas de abastecimento flexíveis.
Considere os requisitos elétricos
Outra consideração ao instalar uma banheira de hidromassagem é levar em conta o fornecimento de energia elétrica. A maioria requer um receptáculo dedicado de 15 A para a bomba e um segundo receptáculo de 15 A dedicado para o aquecedor, se houver. Ambos devem ser protegidos por GFCI. Esses receptáculos estão escondidos sob a banheira e redefinir o GFCI seria uma dor. Para evitar esse problema, você pode instalar receptáculos regulares para a bomba e o aquecedor, alimentando-os através de GFCIs frontais em branco localizados de forma mais acessível ou com disjuntores GFCI no painel elétrico.
Feche todas as paredes abertas que o conjunto da banheira e do convés ocultará usando drywall, compensado ou suporte de ladrilho. Isso é para limitar o fluxo de ar nas paredes para melhorar a eficiência energética da casa e retardar a propagação das chamas em caso de incêndio.
Os detalhes do entorno e do suporte da banheira variam
Consulte a literatura da banheira para determinar a altura total do convés. Disto, deduza as espessuras do material da superfície de acabamento (geralmente ladrilho), qualquer underlayment para a superfície de acabamento, como parte de trás da telha, e um adicional de 1/8 de polegada para permitir uma junta de calafetagem.
Onde o deck encontra as paredes existentes, aparafuse um livro-razão a essas vigas. Certifique-se de que o topo do deck esteja nivelado. Siga as instruções do fabricante da cuba para o tamanho da abertura no convés (na maioria dos casos, um modelo é incluído com a cuba), a espessura da madeira compensada para o convés (normalmente uma camada de madeira compensada de grau externo de 3/4 pol.) , e espaçamento de vigas necessário para suportar o convés, tanto na borda externa e ao redor da abertura da banheira. Certifique-se de enquadrar para pelo menos uma abertura de 12 x 18 polegadas para acessar a bomba e o aquecedor. Este acesso geralmente abre para uma alcova adjacente de banheiro ou armário.
Coloque a banheira no lugar
Depois de instalar o (s) receptáculo (s) para a bomba e o aquecedor, é hora de preparar a cuba. É uma boa ideia ter qualquer forro de ladrilho instalado na parte superior do deck da banheira neste momento, mas não na parede frontal do joelho para preservar o acesso durante a instalação. Você precisará de 4 a 6 espaçadores para definir a borda da banheira. Os espaçadores devem ter a espessura do ladrilho mais 1/8 de polegada, assumindo que o suporte do ladrilho esteja instalado no convés – ou a espessura do ladrilho mais 1/8 de polegada mais a espessura do suporte se não estiver.
Novamente, verifique as especificações do fabricante da banheira. Algumas banheiras podem ser colocadas diretamente no piso, mas a maioria requer algum tipo de cama. Pode ser Structo-Lite, mistura de areia, argamassa, adesivo de construção ou espuma de spray de alta densidade. Se estiver usando um produto à base de cimento ou gesso, não adicione muita água. É importante que o material da cama permaneça em contato total com a base da banheira e não escorra.
Coloque a banheira no lugar agora, conectando o dreno à medida que a banheira é abaixada. Em muitos casos, as instruções dizem para encher a banheira com água neste momento para garantir o contato total com o material da cama. Uma vez que o enchimento da banheira ainda não será conectado, a maioria dos encanadores jogará uma mangueira de jardim pela janela em uma válvula de soleira ou trará água de uma fonte próxima.
Assim que a banheira estiver pronta, você pode instalar os materiais de acabamento no convés, nas paredes dos joelhos e nas paredes ao redor. Depois que o ladrilho estiver assentado e rejuntado, siga as instruções do fabricante para instalar o enchimento da cuba, faça a inspeção do encanamento e, em seguida, acomode-se na nova cuba e aproveite as bolhas.