Aprenda o básico dos sistemas de telhado

Os telhados são considerados um dos componentes mais importantes da sua casa. De materiais e formato do telhado a problemas e reparos, leia este guia abrangente para garantir que o seu esteja à altura.

Os telhados são considerados um dos componentes mais importantes da sua casa. Eles derramam a água que, de outra forma, causaria o colapso de todas as outras partes de sua casa. Por mais importantes que sejam os telhados, eles raramente passam por uma inspeção cuidadosa, seja por inspetores de construção durante a construção ou por inspetores residenciais antes de uma venda. Os inspetores geralmente não se aventuram nos telhados, mas olham para eles do chão.

Isso significa que quem faz o trabalho precisa do know-how e da integridade para fazer o trabalho direito. DIY’ing seu próprio telhado é complicado. Se errar, você pode potencialmente arruinar sua casa – sem mencionar as considerações de segurança de trabalhar em uma encosta muito elevada.

Conheça a anatomia de um telhado

A primeira maneira pela qual os telhados derramam água é pela inclinação. Quanto maior a inclinação de um telhado, mais rápido a água escorre dele e menos tempo ele tem para encontrar um buraco para vazar. Todos os telhados são inclinados. Mesmo telhados planos, seus decks e calhas anexados têm uma inclinação leve, normalmente, uma queda de 1/4 de polegada a cada quatro pés para uma drenagem ideal.

Os formatos dos telhados variam de telhados planos como a opção mais acessível, oferecendo espaço para mecânicos ou um deck de telhado até o telhado de duas águas mais comum, construído em uma variedade de inclinações para melhor evitar a água e a neve. As casas costeiras se beneficiam dos perfis baixos do telhado de quatro lados que resistem aos ventos dos furacões e à decolagem.

Telhados de mansarda, o outro telhado de quadril curvo, originou-se durante o período do Império e é o projeto preferido para mansões assustadoras pertencentes a como os Munsters e a Família Adams. O telhado gambrel é conhecido por abrigar pilhas de feno no celeiro americano arquetípico. Ambos os telhados oferecem espaço máximo para armazenamento ou um teto de altura de catedral para espaço adicional luxuoso.

O pico de um telhado é chamado de crista, a parte inferior é o beiral e as bordas inclinadas são chamadas de ancinho. Onde dois planos de telhado se encontram em um canto interno há um vale, enquanto em um canto externo a intersecção é um quadril. Subjacente a todos esses telhados estará a estrutura, que consiste em vigas ou em treliças.

As vigas são cortadas no local da madeira de estrutura, como 2x10s. As treliças pré-fabricadas são teias de membros menores, 2 por 4, montados nas fábricas, entregues no local e esticados no lugar. No topo das vigas ou treliças haverá revestimento, geralmente de madeira compensada ou OSB, embora as casas mais antigas possam ter lingüeta e ranhura ou tábuas de revestimento estreitas de madeira serrada.

Identificar problemas comuns

Os telhados raramente vazam no meio. As áreas problemáticas tendem a ser vales, beirais e onde os telhados encontram paredes, chaminés ou aberturas de encanamento.

Vazamentos

Um tratamento especial na forma de flashing é necessário nessas áreas. O flashing é geralmente de metal, variando de zinco, cobre ou chumbo no topo de gama, ao alumínio muito mais comum. Tudo pode funcionar bem e durar toda a vida útil do telhado – o segredo é a instalação adequada.

Crescimento de musgo

Um problema comum é a descoloração ou crescimento de musgo . A descoloração é geralmente devido ao crescimento de algas ou bolor e, como acontece com o musgo, o problema pode ser resolvido com a adição de zinco flashing e faixas mais acima no telhado. À medida que o zinco gradualmente sai das tiras, ele mata os organismos que cobrem o telhado.

As telhas ondulando nas bordas ou perdendo sua superfície mineral são mais graves. Ambos são sinais de que um telhado está chegando ao fim de sua vida útil.

Escolhas de materiais para telhados

Telhados mais íngremes podem ser cobertos com uma variedade de materiais , sendo as telhas de asfalto as mais comuns e uma das opções mais fáceis de DIY. Mesmo aqui, você precisa escolher entre telhas de três abas e telhas arquitetônicas. Três telhas de aba são chamadas assim porque cada telha de 3 pés de comprimento é dividida com ranhuras em três abas.

Telhas de asfalto

Um único painel de três telhas é pregado de uma vez para a aparência mais simples de uma configuração de telhado de ardósia. As telhas de asfalto arquitetônicas são construídas e moldadas para replicar a aparência de muitas telhas diferentes, como escalas octogonais ou sacudidelas manuais. Como resultado, essas telhas dimensionais são frequentemente mais pesadas e espessas.

Telhado de Metal

Há uma variedade de opções de metais, desde cobre até o alumínio mais comum e aço galvanizado ou revestido para resistência à corrosão. A cobertura de metal é outra opção acessível e DIY quando o material da cobertura não é feito sob medida no local. Tiras gerenciáveis ​​com costuras sobrepostas são pregadas em faixas de madre que correm perpendicularmente às vigas. A cobertura de metal é freqüentemente um componente de sistemas de cobertura com eficiência energética, onde a reflexão da radiação solar é mais desejável do que a absorção de calor do asfalto.

Ardósia

A cobertura tradicional ainda disponível hoje inclui ardósia, materiais mais novos que a imitam e telhas de cedro. A antiga telha em forma de barril ainda existe, exigindo o conjunto de habilidades de um especialista em telhados.

Telha

A telha também está disponível em materiais contemporâneos, como metais revestidos e plásticos térmicos configurados em painéis fáceis de instalar para combinar com a aparência mediterrânea de cerâmica e terracota.

A maioria dos fabricantes de telhas exige uma camada inferior (geralmente impregnada com asfalto nº 15, feltro do construtor geralmente chamado de papel de alcatrão) como uma camada de seguro abaixo das telhas. E porque é barato, instala rapidamente e oferece alguma proteção durante o chuveiro inesperado de uma instalação de telhado, continua a ser o underlayment mais comum.

O underlayment sintético pode ser uma escolha melhor quando usado em trabalhos de alta qualidade em residências com materiais modernos e atualizados. Mais resistente, porém mais caro do que o papel de alcatrão, o revestimento sintético tem menor probabilidade de rasgar ou explodir com o vento e pode ficar exposto por semanas, quando o telhado vai demorar algum tempo. Essas camadas de polietileno tecidas resistem à umidade e à infiltração de ar, ao mesmo tempo em que permanecem permeáveis ​​e respiráveis ​​para a ventilação duradoura de uma casa.

Cedro e telhas de madeira

O cedro e as telhas de madeira duram e preservam a sua forma com uma camada inferior de ventilação. Essa espessa matriz de fibras tecidas cria um espaço de ar entre a telha e o convés e evita danos por umidade, permitindo que as telhas sequem.

Telhados mais planos requerem materiais que vêm em grandes folhas ou panos impregnados com asfalto – quanto menos juntas, menor a chance de vazamentos. A cobertura de asfalto é a escolha mais básica. É semelhante às telhas de asfalto, mas vem em rolos de 3 pés de largura completos com a camada superior de grânulo de proteção.

Membrana de borracha ou telhado de EPDM que se assemelha a grandes folhas de borracha de tubo interno pode ser desenrolado, colado com fixadores mecânicos e cola ou mesmo mantido no lugar com um lastro de jardim de rocha.

Os materiais de cobertura de asfalto de baixa inclinação mais comuns exigem instalação profissional. Isso inclui sistemas de alcatrão quente acumulados de tecido encharcado de asfalto em camadas e folhas de betume modificadas de camada única de casca e cola que estão substituindo as perigosas versões instaladas com maçarico. Há também uma grande variedade de fibra de vidro e acrílicos aplicados com líquido que podem ou não incluir um tecido embutido e geralmente são projetados para máxima reflexão do sol.

Durabilidade dos materiais de cobertura

A durabilidade dos materiais de cobertura varia consideravelmente. Você pode esperar 15 a 20 anos da maioria dos telhados planos, 25 a 30 anos do asfalto ou telhas de cedro e 50 ou mais anos do metal ou ardósia. O custo varia muito dependendo da região, mas a regra geral é que quanto mais durável e difícil for a instalação de um telhado, mais custará.

Reparos e projetos a considerar

Ter que arrancar um telhado velho primeiro pode dobrar o custo de até mesmo uma substituição de telhado de telha de asfalto básico. O código permite que uma segunda camada de telhas seja adicionada a um telhado existente. No entanto, não é a melhor abordagem, pois deixar as telhas velhas não permite que você verifique e conserte qualquer dano ao revestimento do telhado

Vazamentos

Um vazamento nem sempre significa que você tem que substituir todo o telhado. A maioria dos vazamentos acontece em penetrações, como aberturas de encanamento ou claraboias. Em muitos casos, a fixação do rufo na penetração cuidará do vazamento.

Barragens de gelo

Em climas frios, geralmente ocorrem vazamentos ao longo dos beirais devido ao represamento de gelo . Quando o calor que vaza para o sótão derrete a neve do telhado, a água do derretimento pode recongelar quando desce para as saliências mais frias, formando barragens de gelo. Se a água da neve adicional derreter atrás de uma represa de gelo, ela pode passar por baixo das telhas e vazar para dentro. As represas de gelo podem exigir uma solução imediata e temporária, seguida por uma abordagem de longo prazo quando as condições permitirem.

Um deck de telhado recentemente coberto de telhas, nas regiões mais frias do condado, pode até exigir um metro de gelo betuminoso autoadesivo e membrana de água brilhando nos olhos. Impermeabilizar esta parte vulnerável do telhado é sempre a melhor prática para evitar danos nas barragens de gelo no telhado e no interior da casa.

Painéis solares

Um exemplo de quando você definitivamente deseja substituir um telhado antigo existente é antes de instalar painéis solares . Como os painéis solares têm uma vida útil de 20 a 30 anos, você deseja garantir que a cobertura abaixo deles durará tanto tempo.

Dicas para manter em mente ao contratar um profissional

Escolher um empreiteiro de coberturas de qualidade é crucial. Não escolha apenas com base no preço. Verifique as referências e obtenha um certificado de responsabilidade e seguro de compensação dos trabalhadores do contratante e de quaisquer subcontratantes que ele usar. Descubra se o empreiteiro realizou algum treinamento de fabricante para a cobertura que você escolher. ou mesmo um instalador certificado pela empresa.

Certifique-se de perguntar como seu gramado e plantações de fundação serão protegidos durante o corte, bem como se os trabalhadores usarão equipamentos de proteção contra quedas exigidos pela OSHA. Você deve entender como o empreiteiro lida com questões inesperadas, como revestimento podre descoberto durante o corte, e contar com isso.

É uma boa ideia incluir uma contingência de 10% em seu orçamento para cobrir esses custos. Se você não precisa desses 10% para o telhado, pode sempre usá-lo para umas férias rápidas depois, com a certeza de que sua casa está seca.

Post criado 269

Um comentário sobre “Aprenda o básico dos sistemas de telhado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo