Adicione esses espaços e eletrodomésticos frequentemente perdidos à sua rotina de limpeza normal para garantir que sua casa esteja completamente limpa.
Se você limpa sua casa regularmente, pode ficar com a impressão de que ela está impecável. Mas há muitos lugares esquecidos em cada casa, e é provável que você esteja cometendo alguns dos mesmos erros de limpeza que a maioria das pessoas não percebe que estão cometendo.
Aqui estão alguns lugares para limpar que devem ser adicionados à sua rotação semanal, mensal ou sazonal, junto com dicas sobre como lidar com esses espaços estranhos em sua casa.
Coisas para limpar em sua casa
Rodapés e molduras
As partes negligenciadas número um da casa para limpar são os rodapés e molduras que correm ao longo do perímetro de quase todos os cômodos. Porque eles estão próximos do chão ou do teto – e não perto do nível dos olhos – você não percebe que a sujeira está se acumulando lá.
Mas olhe de perto e você verá que poeira e sujeira estão se acumulando nessas áreas, especialmente ao longo das molduras da base. Portanto, adicione o acabamento da sala à sua lista de áreas a serem cobertas quando estiver fazendo suas rondas regulares com o espanador.
Molduras de portas
Como os rodapés e molduras, as molduras das portas são um ímã para a poeira e, como não costuma ficar no nível dos olhos com a parte superior da moldura, simplesmente não a vê. A sujeira está lá, porém, e deve ser tratada a cada mês ou mais com uma boa varredura ou limpeza!
Luzes de teto e arandelas de parede
A limpeza de uma luminária de teto ou de uma arandela de parede pode ser simples ou complicada, dependendo de quão simples ou complicada seja a luminária. Portanto, se você tem uma luz com muitas peças delicadas, reserve bastante tempo para fazer o trabalho com cuidado e da maneira adequada.
Para limpar essas luminárias, você deve começar removendo as lâmpadas e enxugando-as com um pano macio. Em seguida, desmonte as várias partes da luz, observando cuidadosamente para onde vão. Deixe os pedaços de molho em água com sabão por meia hora, depois limpe o sabão com um pano úmido e seque imediatamente com outro seco. Por fim, limpe a base da luz ou arandela com um pano úmido e remonte as peças.
Interruptores
Pense na frequência com que os interruptores de luz em sua casa são tocados todos os dias e você perceberá como essa área deve estar suja. E mesmo que você limpe o painel regularmente, você atinge as ranhuras finas ao redor do próprio interruptor? Poeira e sujeira tendem a se acumular aqui, portanto, certifique-se de usar uma escova de dentes de cerdas duras para remover a sujeira das fendas de vez em quando.
Rejunte
A argamassa entre os ladrilhos do banheiro e da cozinha deve ser esfregada e limpa uma vez por temporada, especialmente em áreas de alto uso. A argamassa é um material muito poroso e facilmente manchado – e a descoloração ocorre tão gradualmente que é difícil perceber que está sujo.
Use uma escova de dentes com cerdas duras, um produto de limpeza para banheiro e um pouco de graxa para cotovelos para esfregar as manchas na argamassa e restaurá-la ao tom original.
Jogue travesseiros e cobertores
Como os travesseiros e cobertores às vezes ficam no sofá em vez de na cama, você pode esquecer que eles também devem ser limpos regularmente, assim como os travesseiros e cobertores do seu quarto. Crie o hábito de jogar travesseiros (ou fronhas) e cobertores próprios para a lavanderia na máquina de lavar regularmente, e com mais frequência se forem usados com frequência.
Móveis de pátio
Móveis de exterior resistem aos elementos dia após dia e ficam cada vez mais sujos. É importante limpar a mesa, as cadeiras e as almofadas do pátio pelo menos uma vez por ano para mantê-las com aspecto fresco; caso contrário, eles ficarão sem brilho e com aparência desgastada muito rapidamente.
Para limpar móveis externos: Use um sabonete suave, alguns trapos macios e uma mangueira de jardim, sejam os móveis de madeira, metal ou vime. Não recorra a lavagens elétricas ou produtos de limpeza agressivos que podem se desgastar no acabamento dos móveis; siga as instruções dos fabricantes em relação a almofadas, almofadas e capas de almofadas para exteriores.
Lava-louças
A maioria das pessoas não pensa em limpar o interior da máquina de lavar louça porque acham que é autolimpante – mas, infelizmente, esse é um mito doméstico. Resíduos de graxa, restos de comida e detergente podem se acumular dentro da máquina de lavar louça após meses de uso, o que acaba deixando manchas na louça e nos copos que ela deve limpar. Além disso, mofo e bolor podem crescer em máquinas de lavar louça que não secam completamente após o uso.
Para limpar profundamente a sua máquina de lavar louça, comece retirando todas as peças removíveis e limpando-as com um pano. Do interior da máquina de lavar louça, extraia quaisquer pedaços de comida, remova o filtro e esfregue com uma escova de dentes de cerdas macias, limpe as paredes com uma esponja úmida e esfregue a gosma do selo de borracha com uma escova de dentes. Depois de terminar, coloque as peças removíveis em seus lugares adequados, despeje uma xícara de bicarbonato de sódio na máquina de lavar louça vazia e ligue-a.
Descarte de lixo
O triturador de lixo pode ficar muito malcheiroso muito rapidamente, mas felizmente, é fácil renová-lo. Basta colocar meia xícara de bicarbonato de sódio no triturador, seguida de uma xícara de vinagre e deixar a mistura descansar por 15 minutos. Em seguida, ligue o descarte de lixo mantendo a água quente correndo para enxaguar os produtos de limpeza. Jogue algumas cascas de frutas cítricas e triture-as para dar o toque final.
Latas de lixo
Mesmo que sejam recipientes para lixo fedorento e bagunçado, suas latas de lixo também precisam ser limpas de vez em quando, caso contrário, o acúmulo de odores e vestígios de lixo derramado os tornará atraentes para insetos e animais, mesmo quando estão vazios.
Para limpar bem a lixeira, coloque-a de lado e enxágue-a com uma mangueira de alta pressão. Em seguida, use uma solução de limpeza para todos os fins e uma escova extensível para limpar o interior. Depois de terminar, enxágue com a mangueira novamente e deixe a lixeira secar ao ar.
Ao adicionar esses pontos esquecidos à sua lista de limpeza, você terá certeza de que está realmente mantendo uma casa imaculada.