Quer economizar tempo em uma atualização de cozinha? Considere pintar os armários da cozinha sem ter que lixá-los primeiro. Leia nossas dicas para saber como.
Se você deseja atualizar seus armários instantaneamente, uma nova cor de tinta é uma opção de bricolage de fim de semana fácil e econômica. Para deixar o projeto um pouco mais rápido, você pode passar sem lixar os armários primeiro. Basta um pouco de planejamento prévio.
Você pode pintar sobre armários sem lixar?
Ignorar a etapa de lixar é bom se você estiver fazendo uma mudança de uma superfície recém-pintada para outra ou pintando armários de madeira crua e sem verniz.
Se seus armários estiverem danificados ou tiverem pintura descascada ou superfícies realmente brilhantes, seja pelo material ou por um revestimento brilhante, você provavelmente precisará lixar levemente para ajudar a nova pintura a aderir melhor. Mas se as portas forem lisas (não escorregadias) ao toque, você provavelmente poderá pular a etapa de lixar, desde que faça alguns preparativos primeiro!
Se você não quiser lixar antes de preparar, use um pouco de álcool mineral e uma esponja áspera para limpar e áspera levemente a área do armário que você está pintando. Isso não abre o material do armário de madeira tanto quanto lixa, mas dá a você uma área de aderência adicional para o primer aderir.
Passos para pintar armários de cozinha (sem lixar)
Siga estas etapas para pintar seus armários sem a etapa adicional de lixá-los primeiro.
- Compre um kit de pintura de gabinete e obtenha a tinta colorida de sua preferência. Bons kits comerciais contêm um removedor de brilho para remover quaisquer camadas de tinta mais antigas em armários existentes. O de-glosser elimina a necessidade de lixar ou preparar superfícies que já estão acabadas.
- Faça um diagrama dos armários, numerando cada armário e frente de gaveta. Antes de remover as portas do armário e as frentes das gavetas, cole os números correspondentes a eles.
- Com água e sabão, lave e limpe as portas dos armários, as frentes das gavetas e as superfícies dos armários a serem pintadas, prestando atenção redobrada às manchas gordurosas.
- Remova as portas do armário e as frentes das gavetas e remova os pára-choques.
- Ao trabalhar em cada porta e frente de gaveta, remova o número, mas mantenha a fita por perto para não perder a noção de qual porta ou frente de gaveta vai para onde.
- Usando luvas e usando um esfregão, esfregue no de-glosser liberalmente na direção do grão; em seguida, limpe os armários. Usando um pano úmido, limpe a superfície, certificando-se de ter removido todo o acabamento. Mude para um pano limpo e seco e limpe toda a superfície. O acabamento agora deve ser fosco.
- Deixe secar na superfície por cerca de uma hora.
- Certifique-se de ter mascarado as áreas da cozinha nas quais você não quer pintar.
- Aplique o bond coat com um pincel sintético de 2” na direção do grão. (Certifique-se de suavizar quaisquer gotas nas bordas antes de secar.)
- Aplique uma camada de cola nas molduras dos armários.
- Deixe o bond coat secar por 2 horas.
- Aplique a segunda demão e deixe secar por cerca de 2 horas.
- Aplique o acabamento protetor final (poli) (isso adiciona um pouco de brilho e alguma proteção).
- Deixe secar por 12 horas.
- Coloque as dobradiças e os puxadores das gavetas (ou afixe o novo hardware) e reinstale as frentes do gabinete e das gavetas.
Melhor tinta para armários de madeira
Comece com o primer certo. Você vai querer que essa ótima tinta realmente prenda a superfície de seus armários. Primer ajuda a segurar e cobre manchas antigas e cores escuras – útil se você estiver passando de tons escuros para claros.
Certifique-se de que seu primer foi projetado para uso em armários (em vez de paredes de gesso). Procure fórmulas com “primers de adesão” construídos para superfícies difíceis de lidar.
Quanto melhor a tinta de qualidade que você puder comprar, melhores serão seus resultados. Na cozinha, você também quer uma tinta que possa realmente aguentar o calor (e a umidade) de seus esforços culinários diários. Procure fórmulas com altas porcentagens de pigmento de dióxido de titânio, em vez do carbonato de cálcio mais barato.
Para cozinhas, assim como banheiros, recomendamos uma tinta resistente à umidade e ao mofo que não descasca, mesmo quando sujeita a muito vapor. Uma tinta acetinada ou semibrilhante funciona melhor na cozinha. (Para recomendações de pintura, leia isto antes de pintar .)
Feitos especialmente para lidar com os cheiros de uma cozinha ativa são as novas tintas e vernizes que prometem absorver novos odores, não apenas mascarar os antigos.
Materiais Necessários para Este Projeto
Você nem sempre precisa lixar, mas deve certificar-se de que as superfícies do seu gabinete estão bem limpas. Você não gostaria de passar por todo o trabalho de pintar apenas para tê-lo descascando meses depois!
- Limpe todas as superfícies com um bom sabão desengordurante, como detergente e água. Você também pode usar uma mistura de vinagre e água em um borrifador. Ou use vinagre puro deixado por cerca de 5 minutos, para amolecer qualquer graxa endurecida.
- Pegue um esfregão suave. Precisa atacar um pouco de guarnição de gabinete em ângulo? Você pode obter aqueles respingos de gordura irritantes e molho de espaguete seco com uma esponja de microfibra ou um produto como uma borracha mágica Mr. Clean.
- Escolha o pincel certo para o trabalho. Para aplicar seu primer e tinta em armários, gostamos de um pincel angulado de 2 ½ polegadas e um pequeno rolo de 4-6 ”.