O que é Feng Shui? Confira dicas para deixar a sua casa mais harmônica!

Alguns conhecimentos ancestrais são passados através da geração, com a promessa de deixar a vida mais equilibrada. Esse é o caso do Feng Shui, uma técnica de organização muito antiga, originada na China.

Mas, o que é Feng Shui e por que os chineses acreditam tanto nessa prática? Criamos este texto para te apresentar um novo conceito de decoração, para que você possa se inspirar na hora de organizar a sua casa.

Aqui, você encontra como o Feng Shui funciona, seus elementos principais, como decorar a sua casa usando essa técnica milenar e se ela realmente cumpre o que promete. Vamos lá?

O que é Feng Shui e para que serve?

O Feng Shui é uma técnica milenar, que vem sendo utilizado através das gerações, na China e em todo o mundo. Pois, acredita-se que ele é capaz de promover o bem-estar das pessoas, por meio de uma organização especializada.

Na língua chinesa, o termo Feng Shui tem significado de vento-água. Inclusive, quando analisada a fundo, faz total sentido essa prática ter esse nome.

Isso porque, a técnica se baseia em uma ideia antiga de que a energia do ambiente precisa fluir como o vento, mas se mover como a água. Trazendo para a área da decoração, o que isso significa?

Na antiguidade, o Feng Shui auxiliava a energia a fluir da maneira correta. Para isso, as pessoas decoravam suas casas usando fontes de águas, plantas e a iluminação natural.

Com o passar do tempo, a técnica permaneceu, mas sofreu alguns ajustes. Atualmente, o Feng Shui é usado para definir cores de ambientes e posicionamento de itens de decoração.

Quais são os 5 elementos usados nesta prática?

Na China, existem escolas dedicadas a estudar o que é Feng Shui e compartilhar os conhecimentos adquiridos. Nessas escolas, são ensinados que a técnica deve seguir 5 elementos específicos, para proporcionar a harmonia do ambiente.

Ao longo dos anos, a prática foi cada vez mais aprimorada, com estudiosos que observaram as energias da natureza, assim como as mudanças climáticas de cada estação. Dessa forma, eles chegaram a uma conclusão única.

As mudanças climáticas que alteram as paisagens e energias da natureza, em conjunto, têm o poder de influenciar o bem-estar. Por esse motivo, deve haver um equilíbrio entre o ambiente e as transformações externas.

Na técnica do Feng Shui, utiliza-se a madeira, água, metal, terra e fogo, para harmonizar os ambientes e garantir que as energias fluam de forma natural.

Como decorar a minha casa usando o Feng Shui?

Agora que já sabemos o que é Feng Shui e como ele funciona, chegou a hora de descobrir como decorar um ambiente usando a técnica. Mas, primeiramente, temos que conhecer quais são os princípios da prática, para poder aplicá-los em casa.

Nas linhas a seguir, conheça 5 princípios do Feng Shui essenciais para a decoração de ambientes:

1. Minimalismo

No Feng Shui, a poluição visual não é algo incentivado. Por esse motivo, a técnica aposta no minimalismo, evitando o acúmulo de informações, móveis, itens de decoração, entre outros.

Além disso, o minimalismo permite uma melhor higienização do ambiente, evitando o acúmulo de bagunça e sujeira, que influencia no bem-estar pessoal.

Inclusive, o minimalismo serve para mostrar a importância do desapego, pois o acúmulo de itens indispensáveis pode bloquear boas energias.

2. Usar os 5 elementos

Outra forma de aplicar essa técnica na sua casa é usando os 5 elementos do Feng Shui, para deixar o seu lar mais harmônico. Para isso, você deve espalhar esses elementos pelo ambiente, de forma que eles estejam presentes em toda a casa.

Por exemplo, colocar plantas para decorar a sala, apostar em móveis feitos de madeira e colocar velas aromáticas no quarto, visando substituir o fogo.

Também é uma boa dica usar espelhos e vidros como uma representação da água, além de investir em esculturas de metais.

3. Posição dos móveis

A posição dos móveis também é um ponto importante nesta técnica milenar. Pois, os mesmos não podem bloquear passagens, dificultar a ventilação do ambiente ou ter alturas disfuncionais.

Lembrando que um dos princípios – senão o mais importantes do Feng Shui – é o minimalismo. Ou seja, é necessário ter apenas móveis essenciais e funcionais dentro de casa.

4. Cores

No Feng Shui, as cores são representadas conforme a sua influência energética. Uma vez que cada cor em específico pode transmitir uma energia, causando efeitos variados, desde a sensação de paz até a sensação de desconforto.

Ao analisar essas cores, é possível saber em qual ambiente cada tom combina melhor. Por exemplo, o amarelo no Feng Shui está ligado à concentração, poder e estabilidade, podendo ser utilizado em salas de estudos e escritórios.

Contudo, os efeitos das cores costumam mudar de acordo com cada indivíduo. Por esse motivo, mesmo seguindo o Feng Shui, você deve apostar nas cores que mais gosta e se identifica.

5. Iluminação

O Feng Shui é um grande fã da iluminação natural. Sendo assim, na prática, é incentivada a escolha de um imóvel que ofereça períodos de iluminação natural, com portas e janelas bem posicionadas.

Embora essa dica não faça parte da decoração em si, ela ajuda a ter uma noção do poder da iluminação para a harmonia do ambiente. Dessa forma, você consegue adaptá-la usando a iluminação branca e amarela.

Essa técnica de organização realmente funciona?

Por ser uma prática milenar na área da pseudociência, muitas pessoas não acreditam no poder do Feng Shui. Entretanto, ao observar seus princípios, vemos que a técnica consiste em uma organização simples, limpa e minimalista.

Ou seja, evitar o acúmulo de itens dentro de casa, deixar o ambiente sempre limpo, prezar pela boa iluminação natural e circulação de ar, com certeza ajuda no bem-estar dentro de casa.

Isso significa que o Feng Shui funciona, visto que um ambiente sujo, mal organizado, com excesso de informações e com cores fortes, pode impactar a saúde mental.

Post criado 269

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo