Você sabia que as cores têm significados específicos? Na área da decoração, esses significados podem ajudar a decorar o local, proporcionando um ambiente mais acolhedor e aconchegante.
Neste texto, para que você possa usar as cores ao seu favor, vamos explorar os seus significados, como elas interferem na decoração e como usar as cores em cada cômodo da casa. Vamos lá?
O que significa cada cor?
No dia a dia, as cores são usadas para chamar a atenção, enfeitar fachadas e transmitir mensagens. Por exemplo, só de olhar para o arco-íris, associamos as suas cores à comunidade LGDTQA+.
Isso porque, na bandeira que representa esse grupo em específico, são utilizadas as cores do arco-íris para simbolizar as diferenças. Outro bom exemplo é o amarelo e o vermelho, utilizados nas sinalizações de trânsito.
Uma vez que o vermelho e o amarelo conseguem chamar a atenção das pessoas mais facilmente, por serem cores fortes e atrativas. Como visto, as cores nunca são apenas cores!
Afinal de contas, a sociedade, ao longo dos anos, conseguiu implicar significado a elas, fazendo com que as pessoas mudem seu estado de espírito, conforme a tonalidade observada.
Por exemplo, o amarelo é uma cor que transmite alegria, atenção e felicidade. Já o verde está associado à cura e perseverança. Assim como o azul consegue transmitir a sensação de contemplação, paciência e paz.
O significado das cores interfere na decoração?
Embora o significado das cores pareça uma pseudociência, sem muita importância, a humanidade vem usando as cores para expressar mensagens e sentimentos, há muitos anos.
Com certeza, você já ouviu falar na expressão: “azul de menino e rosa de menina”. Ou, que a cor vermelha representa perigo. Mas, como o conceito das cores interfere na decoração?
Acontece que cada cômodo da casa é um ambiente utilizado para uma função específica. Nesse sentido, as cores devem respeitar as funções desses ambientes, proporcionando uma sensação de descanso, paz, felicidade, atenção, etc.
Por exemplo, o excesso de cores em um mesmo cômodo pode gerar uma poluição visual, deixando a mente perturbada, dificultando o descanso. Isso significa que as cores têm o poder de interferir no bem-estar individual.
Qual cor usar em cada ambiente da minha casa?
Agora que você já sabe o significado das cores e a sua importância, chegou a hora de descobrir qual cor utilizar em cada ambiente da sua casa. Acompanhe!
Quarto
Por ser um espaço de descanso, na hora de pintar e decorar um quarto, você deve evitar tons de alerta. Pois, cores de alerta, como o vermelho e o amarelo vibrante, ajudam a manter a mente focada.
Sendo assim, opte por tons neutros, como o verde água, lilás, azul bebe, off-white e rosê, para que o ambiente transmita uma sensação de paz e relaxamento. Dessa forma, você se sentirá mais descansado e evitará a tão temida insônia.
Sala
Geralmente, quando recebemos visita em casa, vamos para a sala conversar e se entreter um pouco. Fora isso, a sala é um cômodo voltado para a diversão, onde assistimos tv, lemos um livro ou brincamos com o pet.
Nesse sentido, o indicado é usar tons mais amenos, mas que transmitem emoções. Como, por exemplo, a cor roxa, que passa a sensação de calma e sensatez, magia, criatividade e imaginação.
Cozinha
A cozinha é um local de atividades constantes, sendo o coração da casa. Portanto, nada de cores amenas e tranquilas. Para se manter motivado na arrumação e para cozinhar diariamente, é necessário investir em tons fortes e felizes.
Diante disso, procure por cores como amarelo, vermelho e laranja, que têm a capacidade de transmitir mensagens de paixão, otimismo e entusiasmo.
Banheiro
Muitas pessoas acreditam que devem ser utilizadas somente cores claras nos banheiros. É verdade que esse é um ambiente que deve passar a sensação de paz, limpeza e confiança. Mas, é possível se sentir assim, em um banheiro com um pouco mais de cor!
Para isso, você só precisa apostar nas tonalidades certas, como o cinza, o verde e o turquesa. Nesse caso, o segredo é não exagerar nas informações de cor, colocando somente pontos coloridos no local, como uma parede temática ou móveis coloridos.
Escritório
O escritório é o local em que a nossa mente precisa estar mais atenta, para podermos realizar todas as tarefas, sem se abater pelo desânimo, sono e procrastinação.
Você pode estar se perguntando quais cores tem o poder de te deixar mais proativo. Então vamos direto ao assunto! Os tons mais vibrantes na cartela do amarelo, como o amarelo gema, estão associados ao foco e intelecto.
Assim como o branco também ajuda na concentração, já que ele passa a sensação de organização e amplitude, evitando momentos de desatenção, devido a muitas informações no ambiente.
Área externa
Quando se trata da área externa, os tons terrosos são a melhor aposta! Pois, essa cartela de cor ajuda a melhor se conectar com a natureza, gerando a sensação de pertencimento e admiração.
Em síntese, para ter ambientes mais assertivos, é importante se atentar para o significado das cores e suas aplicações. Contudo, essa é apenas uma pseudociência, não devendo ser utilizada como uma única regra de decoração.