O abajur, além de ser um rico item de decoração, ajuda na iluminação indireta do ambiente, deixando-o mais confortável. Por esse motivo, muitas pessoas se tornam adeptas do abajur no quarto, visando o conforto e elegância proporcionados por ele.
Mas, você sabia que existem diferentes tipos de abajur e que cada um deles apresenta uma funcionalidade única? Neste texto, iremos explorar 3 modelos, para que você possa escolher o melhor, conforme suas exigências. Acompanhe!
O que é um abajur?
O abajur é um item de decoração, cuja função é suavizar a luz de uma lâmpada. Para isso, é utilizada uma cúpula ao redor da lâmpada, que pode ter diversos formatos ou tamanhos.
Normalmente, esse item é colocado sobre mesas ou criados-mudos, além de existirem modelos de chão. Inclusive, o abajur ajuda a criar uma iluminação indireta e confortável, em ambientes como quartos, salas e escritórios.
De modo geral, encontramos no mercado vários tipos de cúpulas. Como, por exemplo, aquelas feitas de materiais como tecido, vidro ou plástico. Cada cúpula é responsável por proporcionar uma luz mais suave, ajudando no relaxamento.
Por essa razão, o abajur no quarto possui tantos admiradores, que gostam de ter um ambiente agradável para leitura e acolhedor. Bem como aqueles que apreciam um espaço bem decorado.
Por que usar o abajur no quarto?
O abajur no quarto consegue despertar a sensação de conforto e praticidade. Uma vez que ele torna o ambiente mais aconchegante e funcional, criando uma iluminação indireta, perfeita para momentos de relaxamento antes de dormir.
Ademais, a luz suave evita o contraste intenso como aquele encontrado na luz de teto, proporcionando um clima mais calmo e acolhedor, ajudando a mente a desacelerar.
Outra vantagem dos abajures, é que a sua cúpula difunde a luz de maneira agradável, permitindo a leitura noturna sem perturbar quem está dormindo ao lado. Dessa forma, você consegue deixar a leitura em dia, sem incomodar seu parceiro!
Já do ponto de vista estético, o abajur acrescenta personalidade à decoração do quarto. Inclusive, eles são disponibilizados em diversos estilos, materiais e cores, para você escolher o que mais combina com a sua personalidade.
Quais são os tipos de abajures ideais para o quarto?
Além de funcional, os abajures também são um interessante elemento decorativo, visto que ajudam a complementar a decoração de interiores. Lembrando que além do estético, o abajur no quarto oferece diversos benefícios.
Por exemplo, os abajures ao lado da cama são especialmente práticos, pois permitem que a luz seja acessada facilmente, sem precisar se levantar para acender ou apagar. Conheça a seguir os tipos de abajures ideais para o quarto!
1. Abajur de chão
O abajur de chão, na área da decoração, também é conhecido como luminária de piso. Essa é uma peça bastante versátil e funcional, indicada para aqueles que gostam de uma pegada decorativa mais moderna e contemporânea.
Geralmente, ele é uma peça mais alta, com uma base de apoio e uma haste longa que sustenta a sua cúpula. Dessa forma, ele oferece luz em uma altura confortável para leitura, mas também ajuda a destacar elementos no ambiente.
Com relação aos modelos existentes, eles variam desde os mais tradicionais, com cúpulas clássicas e bases robustas, até os mais modernos, com designs minimalistas e linhas retas. Tendo modelos articulados, que permitem ajustar a direção da luz.
2. Abajur de mesa
Quando o assunto é o abajur no quarto, logo pensamos no abajur de mesa, também conhecido como abajur de criado mudo. Nesse caso, o item é disponibilizado em um tamanho compacto, com foco para atividades como leitura e estudo.
No mercado, você encontra abajures de mesa com diversos modelos e estilos. Ou seja, é totalmente possível fugir dos clássicos, com cúpulas arredondadas e bases ornamentadas.
Afinal de contas, a decoração vem ganhando conceitos mais minimalistas e contemporâneos, com linhas retas e acabamentos metálicos ou em madeira.
Atualmente, alguns modelos contam com ajuste de intensidade de luz e até mesmo plugs para carregadores USB embutidos, que ampliam sua funcionalidade.
3. Abajur infantil
O abajur infantil foi pensado para iluminar o quarto das crianças, com um toque lúdico e acolhedor. Assim, ele combina funcionalidade e segurança, ajudando os pequenos a dormir melhor.
É bastante comum que os abajures infantis tenham um design temático, com personagens de desenhos, cores vivas ou formas divertidas. Visto que as crianças adoram esses elementos, deixando o ambiente mais convidativo.
Feitos com materiais resistentes e seguros, eles costumam ter uma luz mais suave do que os tradicionais, para não incomodar os olhos dos pequenos. Fora isso, alguns modelos possuem ajuste de intensidade e desligamento automático.
Tem diferença entre abajur e luminária?
Embora algumas pessoas acreditem que o abajur e a luminária são itens semelhantes, devemos deixar claro que existem grandes diferenças entre ambos.
Para começar, o abajur é um tipo específico de luminária, marcado pela sua cúpula, usada para suavizar e direcionar a luz. Isso significa que ele é pensado para proporcionar uma luz acolhedora e suave.
Então quer dizer que o abajur é uma luminária? Sim! Pois, a luminária é um termo que se refere a qualquer dispositivo projetado para iluminar. Contudo, nem toda luminária é um abajur!
Uma vez que além dos abajures, existem luminárias nos formatos de arandelas, luminárias de teto, de chão e pendentes. De modo geral, as luminárias têm finalidades variadas, podendo oferecer desde uma luz suave até uma iluminação intensa e direta.