Se você ficou entusiasmado desde o primeiro gole ou levou anos para apreciar vinhos finos, você sem dúvida acumulou uma coleção. E, mesmo que sua coleção seja relativamente pequena, você precisa de um lugar para armazenar essas valiosas garrafas para mantê-las em seu melhor estado. A menos que você tenha herdado uma mansão totalmente equipada, adicionar uma adega está em seu futuro.
Visto que o vinho perece e a maneira como é armazenado afeta seu sabor, o armazenamento adequado é essencial. Na verdade, o armazenamento e o manuseio afetam o sabor do vinho tanto quanto a maneira como ele é feito. O truque é manter a temperatura e a umidade ideais
O que é necessário para uma adega?
A falta de qualquer um desses elementos compromete a integridade do seu vinho.
- Uma temperatura constante entre 45-65 graus
- Nível de umidade entre 50-70 por cento
- Trevas
- Racks adequados para garrafas
- Livre de vibração
Outras considerações:
- Antes de pegar no martelo, avalie o espaço disponível. Escolha uma área em uma parede externa, de preferência livre de vazamentos de ar, luz e água. O teto precisará de isolamento e o piso, se for de concreto, precisará ser vedado.
- Considere as vibrações também. As vibrações perturbam o processo de maturação que o vinho percorre ao longo do tempo. Um piso de madeira com trânsito frequente ou a secadora de roupas do outro lado da parede podem, com o tempo, estragar sua coleção.
Depois de encontrar o espaço, vamos trabalhar.
Como construir uma adega no porão
- O concreto é uma substância porosa que permite a passagem de umidade. Se você quiser manter um piso de concreto descoberto, sele-o com um selador de concreto. Se você instalar piso de cerâmica, sele a argamassa.
- Para uma parede externa sem acabamento, use fita adesiva para afixar folhas de plástico de 6 mil na parede como barreira de vapor. Em seguida, enquadre instalando tiras franzidas de madeira tratada com pressão. Isole com placa azul entre as tiras, certificando-se de que as tiras e placa azul sejam dimensionadas para atingir pelo menos um valor de isolamento R-19. Em seguida, coloque um revestimento de parede como drywall.
- Construa as outras paredes usando pregos 2×6 para que você possa isolar com isolamento de manta R-19. Adicione isolamento R-30 ao teto exposto se você tiver vigas 2×10. No entanto, se você estiver convertendo um quarto ou armário existente, use isolamento térmico nas paredes e no teto. Lembre-se de prender a barreira de vapor no lado quente da parede entre o isolamento e o revestimento da parede. (O lado da adega é o lado frio.) Além disso, sempre use madeira tratada com pressão próxima ao concreto para evitar apodrecimento.
- Antes de pendurar drywall no interior de suas paredes, instale qualquer fiação necessária de acordo com os códigos locais.
- Instale luminárias conforme necessário. Como a luz ultravioleta faz com que o vinho envelheça prematuramente, as adegas não incluem janelas. Além disso, evite usar lâmpadas fluorescentes, que emitem uma quantidade significativa de raios ultravioleta. Um sensor de movimento ou um temporizador garante que suas luzes não permaneçam acesas acidentalmente.
- Instale a porta da adega. Para obter o isolamento adequado, use uma porta externa com pelo menos 1 1 polegadas de espessura. Se preferir uma porta de vidro, escolha uma de vidro duplo ou triplo com vidro temperado. Aplique calafetagem e um limite adequado para evitar qualquer vazamento de ar. Você saberá que a vedação é adequada se sentir resistência do ar ao fechar. Portas interiores de núcleo oco não funcionam.
- Pinte ou termine as paredes a seu gosto. Use apenas tinta à base de água com zero VOC e certifique-se de arejar bem o ambiente antes de trazer o vinho.
- Instale a unidade de resfriamento. Uma unidade de CA mini-split instalada na parede externa é a maneira mais fácil de fazer. Além de resfriar, um ar condicionado mantém a umidade sob controle. Muita umidade no espaço contribui para o crescimento de fungos e pouca umidade faz com que as rolhas sequem e encolham. Se você mora em um clima frio que não requer ar condicionado para manter uma temperatura consistente, instale um desumidificador para controlar os níveis de umidade. Use um termômetro e um higrômetro para medir os níveis de temperatura e umidade regularmente.
- Construa ou instale os racks. Para evitar que as rolhas encolham e exponham o seu vinho ao ar, as prateleiras adequadas posicionam as garrafas de lado. Isso permite que o vinho mantenha a rolha úmida.
- Dê os toques finais e mova as garrafas de vinho para dentro. Se o único propósito de sua adega é armazenar vinho, você não precisa pensar em outros móveis além das prateleiras. Mas se você pode convidar amigos para ver, ou ocasionalmente hospedar degustações, considere alguns móveis como um bar e bancos, revestimento de piso e obras de arte, se o espaço da parede permitir.