Como dobrar madeira

Quer se trate de um projeto de marcenaria, guarnição para uma remodelação, fabricação de instrumentos ou construção de barcos, aprender a dobrar madeira pode tornar um projeto aparentemente impossível de ser executado. Você só precisa saber como.

Dobrar madeira pode parecer impossível, mas é perfeitamente possível. Existe mais do que apenas uma maneira de fazer isso. Portanto, seja qual for sua vocação ou projeto, aprenda a dobrar madeira com este guia.

Como dobrar madeira: o que é preciso saber

Independentemente de qual dos métodos a seguir você escolher, existem alguns fatos que você precisa entender sobre como dobrar madeira. Por um lado, as fibras de madeira são resistentes e rígidas, por isso a madeira não quer dobrar. Por isso, é muito fácil partir madeira ao tentar dobrá-la, por isso ajuste as suas expectativas e não desanime.

Além disso, para dobrar madeira com vapor ou água quente, conforme descrito abaixo, você só tem cerca de 30 segundos antes que a placa esfrie ou seque o suficiente para parar de ser flexível. Por esse motivo, tenha à disposição um formulário no qual você possa prender rapidamente a placa flexível. Você pode fazer um formulário com madeira de construção padrão, um quebra-cabeças e um padrão. Se o padrão não couber em uma peça de madeira, você pode fazer a forma com várias peças parafusadas em uma peça de madeira compensada.

Por fim, reconheça que quanto mais grosso um pedaço de madeira, mais difícil será dobrá-lo. Se você está com dificuldade para dobrar um pedaço de madeira, considere fresá-lo mais fino em uma serra de fita ou serra de mesa. Isso nem sempre é uma possibilidade, como no caso do acabamento do rodapé , mas a primeira dica abaixo explicará como lidar com esses cenários.

Como dobrar madeira com cortes Kerf

“Kerf” é o nome do espaço deixado em um pedaço de madeira depois que uma lâmina de serra passa por ele e corta o material. É essencialmente um espaço vazio e produz o método mais fácil para dobrar madeira. Esta abordagem para dobrar a madeira é melhor para peças de acabamento curvas ou cenários onde apenas um plano da madeira será visível. Tudo que você precisa é uma serra de mesa, serra circular ou serra radial de braço.

Para dobrar madeira com cortes de kerf, ajuste a lâmina de serra de forma que corte tudo, exceto os últimos ⅛- a 3/16 polegadas de material. Em seguida, faça cortes transversais na placa a cada ½ polegada ou mais (mantenha esses cortes com espaçamento uniforme para obter melhores resultados). O resultado de todos esses cortes será uma tira de madeira muito mais flexível, que se dobrará para dentro e para fora.

Quanto mais perto você cortar os kerfs, mais apertado você será capaz de dobrar a madeira, então use uma peça de teste para determinar o espaçamento antes de passar para a marcenaria cara.

Dobrando Madeira com Água

Outro método para dobrar madeira envolve mergulhá-la em água quente até que se torne flexível. Depois de flexível, você poderá prendê-lo a uma forma e deixá-lo secar. Quando estiver frio e seco, ele assumirá a forma curva da forma.

1- Reúna os materiais para dobrar madeira com água

  • Uma grande banheira de água
  • Pote para aquecimento de água
  • Formulário pré-fabricado
  • Grampos (grampos tipo squeeze são os melhores, mas quase qualquer grampo serve)
  • Luvas impermeáveis ​​e resistentes ao calor

2- Coloque a madeira na banheira

Se as tábuas couberem, o melhor lugar para molhar a madeira é uma banheira. Uma banheira limita a bagunça e pode suportar o peso de toda a água necessária para molhar a madeira. Certifique-se de tampar o ralo para não perder água quente.

3- Aqueça a água

Encha a panela com água e leve ao lume. Quanto mais quente a água, mais fácil será a dobra, mas também será mais perigoso para o transporte.

A quantidade de água necessária vai depender do tamanho e número de tábuas, mas você quer o suficiente para manter a madeira submersa. Se a madeira flutuar no início, considere colocar uma pedra pesada ou item semelhante em cima dela.

4- Adicione a água à banheira

Quando estiver bem quente, despeje a água com cuidado na banheira (evite respingar por segurança). Continue aquecendo a água e adicionando-a à banheira.

Deixe a madeira de molho por pelo menos uma hora antes de removê-la e prendê-la à forma. Quanto mais tempo de imersão na água mais quente possível, mais fácil será trabalhar, mas lembre-se de que água fervente não é vital, então você pode suplementar com um pouco de água quente do banho para manter a temperatura alta.

5- Remova a placa e prenda-a ao formulário

Antes de remover o quadro da água, lembre-se de que você está trabalhando com um limite de tempo.

Com luvas impermeáveis ​​e resistentes ao calor , retire a madeira da água. Prenda rapidamente uma extremidade da placa à forma e lentamente dobre o resto da placa em torno da forma, adicionando grampos à medida que avança.

6- Deixe a placa esfriar

Com a placa presa à forma, deixe-a esfriar e secar por algumas horas. Remova as braçadeiras e deixe a placa continuar a secar. Se ele secar e não manter a forma, repita o processo e prenda-o na forma novamente.

Dobrando Madeira com Vapor

O vapor é de longe a maneira mais difícil e com uso intensivo de material para dobrar madeira, embora também possa ser a mais eficaz.

O principal problema é que esse método requer a construção de uma caixa longa e fina na qual você coloca as placas para cozimento a vapor. Essa engenhoca é conhecida como “caixa de vapor” e terá uma pequena porta articulada em uma extremidade para deslizar as tábuas para dentro e para fora, bem como uma porta para conectar uma mangueira de um limpador a vapor.

Isso pode parecer muito esforço, mas a dobra a vapor pode ser muito eficaz.

1- Reúna ferramentas e materiais de dobra a vapor

Comece reunindo:

  • Caixa de vapor grande o suficiente para a madeira
  • Máquina de limpeza a vapor com mangueira
  • Um formulário pré-fabricado
  • Grampos (grampos tipo squeeze são os melhores)
  • Luvas impermeáveis ​​e resistentes ao calor

2- Coloque a madeira na caixa de vapor

Coloque a madeira na caixa de vapor e certifique-se de fechá-la para evitar que o vapor escape. Além disso, conecte o limpador a vapor à caixa do vapor com uma mangueira.

3- Ligue o Steam

Ligue o limpador a vapor e deixe-o encher a caixa de vapor com umidade. Uma boa regra para cronometrar a curvatura do vapor é de 45 minutos para cada 1 polegada de espessura, embora isso possa variar dependendo da espécie.

A cada quinze minutos ou mais, certifique-se de verificar se a água do limpador a vapor não acabou.

4- Remova a madeira e prenda-a na placa

Usando luvas resistentes ao calor, remova a madeira da caixa de vapor e prenda uma extremidade à forma antes de dobrar o resto da placa e adicionar mais grampos. Deixe a placa secar e esfriar por algumas horas antes de remover as pinças.

Se a placa não tiver o formato desejado, tente colocá-la de volta na caixa por mais 45 minutos. Se for muito curvo para caber na caixa de vapor, pode ser necessário recomeçar com uma nova placa.

Os melhores tipos de madeira para dobra a vapor e água

Usar qualquer madeira velha não vai produzir os melhores resultados. Certas madeiras funcionam melhor do que outras. Aqui estão os critérios:

  • Quanto mais verde, melhor. A madeira seca em estufa é excelente para construção e marcenaria, mas não dobra tão facilmente quanto a madeira verde fresca.
  • Madeiras mais suaves são mais fáceis de dobrar, então pinheiros, abetos e abetos são as escolhas principais.
  • A fibra reta e vertical é muito melhor para dobrar placas do que madeira com anéis visíveis ou padrões em forma de C na textura final.
  • Evite nós, pois eles raramente se dobram e são o local mais provável para quebrar madeira durante a dobra.

E, com isso, você poderá dobrar madeira para seu próximo projeto.

Post criado 269

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo