Com as ferramentas e dicas certas, remover uma torneira de cozinha não precisa ser uma tarefa complicada. Esteja você substituindo sua torneira ou reaproveitando-a em uma nova pia, este guia passo a passo explicará como fazer isso.
Se você nunca removeu uma torneira de cozinha antes, não deixe todo o hardware oculto confundi-lo. Claro, o gabinete é escuro e os acessórios podem ser difíceis de alcançar, mas este trabalho é definitivamente algo que um DIYer pode fazer. Você só precisa de um pouco de conhecimento e das ferramentas certas.
Ferramentas necessárias para remover uma torneira de cozinha
● Óleo penetrante
● farol
● Chave ajustável de 6 ”
● Alicate de lingueta e ranhura
● Chave de bacia
● óculos de segurança
● vinagre branco
● Toalha ou pano
Como remover uma torneira de cozinha
Remover uma torneira de cozinha não é tão complicado quanto pode parecer. As etapas a seguir o orientarão durante o processo. O uso de óculos de segurança garante a proteção dos olhos contra sujeira e acúmulos, enquanto a lanterna frontal permite que você veja o que está fazendo sob o gabinete.
Etapa 1: pulverizar com óleo penetrante
Canos suados e altos níveis de umidade dentro de um gabinete fazem com que as coisas grudem. Com seus óculos de segurança colocados, você vai querer borrifar óleo penetrante em algumas áreas:
● Ambas as extremidades das linhas de abastecimento (nas válvulas de corte e na torneira)
● Ambas as extremidades da mangueira do pulverizador
● As grandes porcas que prendem a torneira à pia
Etapa 2: Desligue a água
Antes de remover a torneira da cozinha, você deve desligar o abastecimento de água. Abra a torneira para que tanto a água quente quanto a fria estejam correndo. Alcance o gabinete embaixo e gire a válvula de corte no sentido horário até que ela feche. Você saberá que ele está fechado quando a água parar de correr alguns segundos após o fechamento da válvula. Caso seu sistema tenha duas válvulas de corte, ambas deverão ser desligadas. Se a válvula estiver fechada e a água não parar de correr, você terá que fechar o fornecimento de água para a casa e substituir a válvula sob a pia
Etapa 3: Remova as linhas de abastecimento
Para remover a torneira, você terá que desconectá-la das válvulas de corte de água. A menos que essas mangueiras sejam relativamente novas, você provavelmente vai querer substituí-las de qualquer maneira. Usando sua chave ajustável de 6 polegadas, gire as porcas de latão no sentido anti-horário para removê-las da válvula.
Se as válvulas ou tubos de corte forem mais antigos, geralmente é uma boa ideia apoiar a válvula com a mão ou com um alicate macho e fêmea. Isso impedirá que você coloque muito torque em tubos mais fracos. Além disso, se as mangueiras trançadas estiverem torcendo e impedindo que você remova as porcas de latão, você pode segurar a mangueira com o alicate enquanto torce a porca com a chave inglesa.
Você não precisa desconectar as linhas de abastecimento da torneira para removê-lo, mas pode tornar o trabalho muito mais fácil. O procedimento é praticamente o mesmo, mas pode ser necessário usar a chave de bacia para alcançar as porcas de latão atrás da pia.
Etapa 4: Desconecte o pulverizador
Se a torneira da sua cozinha tiver um spray, você também terá que desconectá-lo. As mangueiras normalmente têm conexões de conexão rápida que se encaixam em uma conexão sob a torneira. Basta apertar o encaixe da mangueira até que se solte da torneira.
Etapa 5: remova as porcas de montagem da torneira da cozinha
Com a mangueira do pulverizador e as linhas de abastecimento fora do caminho, você terá acesso desimpedido às porcas de montagem grandes e planas que prendem a torneira à pia . Essas porcas geralmente são de plástico e fáceis de remover manualmente, girando-as no sentido anti-horário. Caso contrário, enganche a chave de bacia em torno da porca e gire-a no sentido anti-horário até que esteja solta o suficiente para remover com a mão.
Você pode repetir esse processo para o acessório do pulverizador. Se a base continuar girando, tente segurá-la com a mão livre, mas talvez seja necessário segurá-la no lugar com o alicate macho e fêmea.
Etapa 6: Puxe a torneira e o pulverizador para cima e para fora
Com o hardware de montagem totalmente removido, você está livre para remover sua torneira. Se estiver no lugar há alguns anos, pode parecer um pouco preso, mas um pequeno movimento deve removê-lo sem problemas. Você provavelmente também notará uma base de plástico deixada para trás. Essa base se encaixa embaixo da torneira e é específica para aquele modelo em particular, então você vai querer salvá-la se estiver reutilizando sua torneira.
Etapa 7: remova os resíduos da torneira da cozinha
O uso repetido ao longo do tempo invariavelmente deixa um pouco de gosma e gosma para trás quando você remove a torneira. A maioria limpa imediatamente, mas um pouco de vinagre em um pano geralmente vai cuidar do acúmulo mais teimoso. Se houver manchas de água dura, molhe o pano em vinagre e deixe-o sobre a mancha por dez minutos antes de enxugá-lo. Repita este procedimento até que a mancha desapareça.