Como sangrar um radiador

Se você tem aquecimento de água quente, já descobriu que um ou mais dos seus radiadores não está aquecendo? Ou que apenas a parte inferior de um radiador fica quente? Antes de gastar dinheiro com um encanador, tente uma solução fácil.

Se o aquecedor de água quente não estiver esquentando, é provável que tenha entrado ar no sistema. Sendo mais flutuante do que a água, o ar sobe até o topo dos radiadores e bloqueia o fluxo de água quente. A correção é fácil – os radiadores têm válvulas de sangria no topo para que você possa deixar o ar sair.

O que você precisa para sangrar um radiador

As ferramentas de que você precisa são simples. Muitas válvulas de sangria requerem apenas uma chave de fenda reta para operar. Porém, certifique-se de que o seu esteja do tamanho adequado.

Usar uma chave de fenda muito pequena pode desgastar o slot a ponto de você não conseguir girar o parafuso e, então, você precisará chamar o encanador. Os radiadores mais antigos podem exigir uma chave do radiador. Eles vêm em vários tamanhos e as seleções estão disponíveis em lojas de ferragens antigas, lojas de materiais de construção e casas de suprimentos de encanamento.

Você também vai querer luvas de proteção e uma pequena tigela ou um pano para coletar eventuais respingos de água.

Etapas para sangrar um radiador

  1. Antes de abrir qualquer válvula de sangria, desligue o aquecedor. Se o sistema começar a mover água enquanto uma válvula de sangria estiver aberta, ele poderá sugar mais ar. Você pode usar o interruptor de desligamento de emergência (geralmente localizado no topo das escadas do porão) ou apenas girar o (s) termostato (s) totalmente para baixo.
  2. É uma boa ideia sangrar todos os radiadores, e não apenas o problemático. Comece no piso inferior no radiador mais afastado da caldeira e, em seguida, aproxime-se sequencialmente. Repita essa sequência nos pisos superiores.
  3. Segurando a tigela ou pano sob o bico da válvula de sangria, abra o parafuso lentamente. Se sair um fluxo contínuo de água, feche a válvula e siga em frente (tome cuidado – se o sistema estiver funcionando, a água estará quente). Se você ouvir um assobio, é porque está escapando ar.
  4. Mantenha a válvula aberta até obter aquele fluxo constante de água, depois feche-a e passe para o próximo radiador.

Isso é tudo que há para fazer.

Dica: Válvulas de tinta e sangria não combinam. O orifício do bico pode ficar pintado ou o parafuso pode ficar fechado. Um fio rígido ou uma broca minúscula limparão a tinta do bico. Raspar a tinta da borda do parafuso pode soltá-la. Às vezes, porém, você pode precisar usar algumas gotas de acetona (removedor de esmalte) para amaciar a tinta primeiro.

Como o ar entra em um sistema de água quente?

Como o ar entra em um sistema de encanamento fechado? Em alguns casos, nem mesmo é ar. Se seus tubos são uma mistura de ferro e cobre ou latão, a corrosão galvânica pode estar liberando gás hidrogênio.

Ou você pode ter um tanque de alívio de pressão mais antigo, que depende de uma almofada de ar para evitar o aumento de pressão perigosa no sistema de aquecimento. A água mais fria dissolve parte do ar e, quando o sistema é ativado, o calor expulsa o gás da solução.

Tanques de pressão modernos separam a água do ar com uma bexiga de borracha. Os antigos sistemas de vapor podem, na verdade, sugar o ar. Conforme o vapor esfria, ele encolhe drasticamente, causando um vácuo parcial.

Você pode eliminar ou reduzir o acúmulo de ar e outros gases em seu sistema, certificando-se de que há um eliminador de ar instalado logo após a caldeira. Este é um trabalho para um encanador.

Post criado 263

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo