Decoração funcional: 5 dicas de como aplicar esse conceito na sua casa

Nos últimos anos, a decoração minimalista ganhou o coração de muitos adeptos. Contudo, embora muitas pessoas se identifiquem com esse tipo de decoração, não são todos que abraçaram o conceito.

Acontece que alguns indivíduos gostam de sentir a casa “mais completa”, com mais itens de decoração e móveis, do que o indicado na minimalista. Por esse motivo, o minimalismo sofreu um upgrade, surgindo a decoração funcional.

Para saber mais sobre esse conceito do designer de interiores e como aplicá-lo na sua casa, prossiga com a leitura!

O que é uma decoração funcional?

A decoração funcional é uma técnica de design de interiores, que prioriza a funcionalidade e a praticidade dos elementos, sem abrir mão da estética.

Isso significa que na hora de mobilizar e decorar a casa, cada peça, objeto ou acessório no ambiente tem um propósito claro. Bem como também servem para contribuir para a beleza do espaço.

Afinal, o foco da decoração funcional é criar um espaço que atenda às suas necessidades do dia a dia, facilitando a organização. Por exemplo, uma estante pode servir como divisória de ambiente, área de armazenamento e ainda como elemento decorativo.

Outro bom exemplo são os pufes, que também têm espaço para guardar objetos dentro deles, além de servirem como cadeiras, aumentando a sua funcionalidade.

Diferenças entre decoração funcional e minimalismo

Na decoração minimalista, os adeptos procuram viver com o menos possível, visando a praticidade. Por exemplo, se na casa mora um casal, o indicado é ter 2 pratos, 2 xícaras, 2 copos e assim por diante.

Sendo que essa forma de pensamento também se estende para os móveis. Nesse sentido, é indicado ter apenas 1 tv na casa, 1 liquidificador, 1 jogo de sofá, 1 guarda roupas, etc.

Já na decoração funcional, as posses não são tão restritas. Pois, o objetivo dessa técnica de designer de interiores não é ter menos itens, mas usá-los de uma maneira mais funcional.

Por exemplo, ao invés de comprar estátuas de decoração como centro de mesa, você pode investir em vasos de flores. Visto que além de decorrerem o ambiente quando vazios, podem ser usados para armazenar flores.

De modo geral, a decoração funcional e o minimalismo se concentram na praticidade, embora tenham abordagens distintas.

Como aplicar a decoração funcional em casa?

A decoração funcional busca unir beleza e praticidade, valorizando peças multifuncionais, que otimizam o uso do espaço. Nas linhas a seguir, aprenda a aplicar essa técnica de design de interiores na sua casa:

1. Invista em móveis multifuncionais

Para liberar espaço na sua casa, focando em um conceito aberto, invista em móveis com multifunções. Por exemplo, sofás-cama, mesas dobráveis ​​e pufes com espaço de armazenamento interno.

Dessa forma, você terá móveis práticos e muito funcionais, que são ótimos para economizar espaço e manter o ambiente organizado.

2. Aposte nos organizadores invisíveis

Não é necessário deixar de comprar as coisas que você tem interesse, como livros e itens de decoração, para se enquadrar na decoração funcional. Para isso, basta apostar nos organizadores invisíveis.

Como, por exemplo, prateleiras, gavetas e nichos embutidos, que ajudam a otimizar o espaço, sem sobrecarregar a decoração. Além disso, esses organizadores também podem ser instalados em áreas pouco aproveitadas, como debaixo das escadas.

3. Tenha móveis planejados

Não existe nada melhor para aproveitar um espaço de maneira satisfatória, do que os móveis feitos sob medida. Afinal de contas, eles conseguem aproveitar cada centímetro do ambiente, principalmente em espaços pequenos.

Ademais, os móveis sob medida são muito úteis e funcionais,  além de trazer uma estética única e organizada para o ambiente.

4. Foque nas divisórias práticas

Outra prática bastante comum no design de interiores funcional, é o uso de divisórias práticas. Uma vez que as estantes abertas ou biombos, ajudam a delimitar áreas, sem a necessidade de paredes.

Nesse contexto, se você mora em um loft e deseja separar o quarto da sala, ou a sala da cozinha, por exemplo, basta comprar estantes para fazer essa divisão.

Assim, além de ter uma “parede” separando dos cômodos, você pode usá-las para guardar livros, plantas, objetos decorativos, etc.

5. Os ganchos de suporte são seus amigos!

Geralmente, as paredes das casas são pouco exploradas no dia a dia. Pois, a decoração costuma focar em móveis que ficam no chão, deixando nas paredes apenas quadros decorativos.

Mas, você pode usar ganchos de suporte, para deixar a sua casa mais funcional! Dessa forma, você consegue liberar espaço em mesas e bancadas, ao pendurar objetos como móveis de cozinha, chaves e até bicicletas.

Em síntese, se você gostou dessas dicas de como manter tudo acessível, sem ocupar espaço útil da sua casa, acompanhe o nosso blog e confira mais dicas de decoração de interiores!

Post criado 269

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo