A decoração minimalista ganhou o coração de muitas pessoas na última década, por proporcionar uma aparência mais sofisticada e elegante para as residências. Mas, todos os ambientes da casa combinam com esse estilo?
Se você está em dúvida se a decoração minimalista combina com a área externa, veio ao lugar certo! Aqui, você aprende mais a respeito desse conceito, sabe se o minimalismo combina com a área externa e confere dicas de como aplicar o estilo. Veja detalhes!
O que é uma decoração minimalista?
A decoração minimalista é um estilo de design de interiores, caracterizado pela simplicidade. Isso porque, ela possui ênfase na presença de elementos neutros, com linhas limpas.
Ademais, o minimalismo foca na funcionalidade e na estética, criando ambientes despojados, sem excesso de informações. Pois, dentro desse conceito, menos realmente é mais!
Sendo assim, você encontra poucos móveis, cores neutras – principalmente em cartelas de tons nudes. Uma vez que a principal preocupação do minimalismo é na qualidade dos materiais, organização e harmonia do ambiente.
Dessa forma, a decoração minimalista proporciona espaços serenos, calmos e livres de uma grande variedade de estímulos visuais. Assim, ela promove a tranquilidade e ordem.
Fazer uma decoração minimalista na área externa é elegante?
Quando aplicado com bom senso, o estilo minimalista fica bom em qualquer ambiente residencial, inclusive na área externa. Então, a resposta é sim! Dá para ser elegante utilizando uma decoração minimalista nesse ambiente.
Muitas pessoas apresentam essa dúvida, porque, geralmente, as áreas externas das residências são espaços de lazer, que costumam receber muitas informações como área de churrasqueira, piscina, deck, jardinagem, entre outras.
Entretanto, a boa notícia é que dá para manter todos esses elementos, e ainda sim ter um espaço elegante e sofisticado. Para isso, basta seguir o conceito principal do minimalismo: simplicidade.
Diante disso, procure por móveis e acessórios simples, linhas limpas e cores neutras. Lembre-se também de dar prioridade para a qualidade dos materiais utilizados, como madeira, metal e concreto.
Ao invés de ter um jardim colorido e extenso, uma dica para ter um ambiente externo minimalista é investir em vasos discretos de plantas. Isso irá contribuir com a sensação de serenidade.
Como usar o minimalismo na área externa?
A chave para ter uma decoração minimalista bem-sucedida na área externa é manter o equilíbrio e evitar a superlotação. Nesse sentido, deixe espaços abertos para respirar e permita que os elementos visuais chaves sobressaiam.
Frisando que o espaço externo é um ambiente de lazer. Sendo assim, ele deve proporcionar conforto. Isso significa que além da estética, você também deve priorizar um espaço aconchegante.
Dicas de decoração minimalista
A seguir, confira algumas dicas de como ter uma área externa sofisticada, serena e convidativa, para desfrutar o ar livre:
- Foque na funcionalidade – além de bonita, a sua área externa precisa ser funcional, para proporcionar o aconchego que o ambiente pede. Sendo assim, foque em ideias que promovam o relaxamento;
- Invista em um paisagismo simples – faça um paisagismo simples e organizado, evitando o excesso de vegetação. Uma boa dica é apostar em vasos e canteiros geométricos, para manter um padrão visual.
- Priorize materiais naturais e uma iluminação discreta – incorporar materiais naturais, como madeira e pedra, adiciona uma sensação de calor e conexão com a natureza. Além disso, também evite uma iluminação chamativa e muito colorida.
- Tenha espaços abertos – o principal pilar do minimalismo é um ambiente clean. Nesse sentido, evite a superlotação do espaço. Lembre-se de deixar áreas abertas para criar uma sensação de amplitude e permitir a circulação livre.
- Compre móveis de qualidade – escolha móveis feitos com materiais de boa qualidade como madeira, metal ou concreto. Visto que por se tratar da área externa, eles podem se degradar mais rápido. Também evite padrões complexos ou detalhes ornamentais.
Ao seguir estas dicas, você irá acertar em cheio na criação de uma área externa minimalista que seja elegante, funcional e convidativa.
Siga a regra do menos é mais!
Como dica extra, para você não errar de jeito nenhum, basta seguir a regra do menos é mais! Até porque, a decoração minimalista é um estilo contemporâneo, que visa ressaltar a amplitude, linhas retas e tons amenos.Este artigo foi útil para você? Então acompanhe o nosso blog para ter mais dicas sobre decoração de casas, edifícios e ambientes corporativos!