Decoração Sustentável: saiba como deixar sua casa mais ecológica

Vivemos em um mundo que está passando por grandes mudanças climáticas, despertando a consciência ecológica da sociedade. Sendo assim, nos últimos anos, a sustentabilidade entrou para a moda, influenciando diversos nichos.

Agora, além do mundo da moda, que foi um dos primeiros a incorporar o conceito, também encontramos a decoração sustentável. De modo geral, a ideia é unir a estética com o respeito pelo meio ambiente.

Para que você possa saber mais sobre essa moda ecológica e descobrir como aplicá-la na sua casa, este texto explora os principais conceitos da decoração sustentável. Acompanhe!

O que é decoração sustentável?

A decoração sustentável é um estilo de design de interiores. Nela, são priorizados materiais, práticas e produtos, que minimizem o impacto ambiental. Visto que a ideia é deixar o ambiente mais ecológico, além de esteticamente agradável.

Inclusive, essa moda é usada, principalmente, na escolha de móveis e acessórios. Dando lugar para mobílias feitas de madeiras, materiais reciclados ou de fontes renováveis.

Outro cuidado para se ter na elaboração de uma casa ecológica, é optar por tintas e acabamentos não tóxicos. Bem como escolher equipamentos que promovem a eficiência energética.

Diante disso, podemos concluir que o objetivo da decoração ecológica é criar um lar que respeite o meio ambiente, além de refletir um estilo de vida consciente e responsável.

Por que a decoração sustentável está em alta?

A sustentabilidade se trata de repensar como utilizamos os nossos recursos naturais, visando práticas mais ecológicas, pensando nas gerações futuras.

Esse tema já foi o centro de diversas reuniões da ONU, olhando para a situação mundial de uma forma ampla. Afinal de contas, o cuidado com o meio ambiente deve ser global, para surtir resultados.

Após muito se falar em sustentabilidade, diversos nichos começaram a engajar a ideia. Como, por exemplo, o universo da moda, que está focado em criar roupas e acessórios mais duráveis, usando materiais e tintas naturais.

Atitude que também pode ser observada na área da alimentação, com embalagens mais ecológicas, feitas de plástico e outros materiais reciclados. Não sendo diferente na área da decoração de casas.

Pois, pequenas mudanças fazem uma grande diferença, contribuindo para um planeta mais saudável e um lar mais harmonioso.

Como deixar a minha casa mais ecológica?

Selecionamos a seguir algumas dicas práticas e criativas, para você transformar sua casa em um espaço mais ecológico. Aqui, você encontra muitas ideias que contribuem para a beleza do ambiente e a sua eficiência.

Utilize plantas

Sabemos que as plantas têm o poder de fazer a purificação do ar, deixando o ambiente mais arejado e saudável. Contudo, as construções mais recentes têm apostado muito no uso do concreto, deixando as plantas de lado.

Isso faz com que o ar nas cidades fiquem cada dia mais pesado e poluído, aumentando casos de crises respiratórias. Nesse sentido, para ajudar na sustentabilidade do planeta, você pode começar em casa, usando as plantas.

Dessa maneira, além de criar um ambiente mais acolhedor e agradável, você cuida da saúde da sua família, fazendo uma purificação natural do ar.

Foque na eficiência energética

Alguns eletrodomésticos consomem menos energia do que outros, esses aparelhos vêm com o Selo Procel tipo A, que garantem a sua economia de energia. Assim, sua casa funciona de forma satisfatória, sem impactar muito no meio ambiente.

Outra dica para uma casa mais ecológica, quando o assunto é o consumo de energia, é uma boa iluminação natural. Uma vez que dessa forma, sua casa recebe luz solar por mais tempo, evitando o uso excessivo de luzes artificiais.

Use tintas naturais

As tintas naturais ajudam o meio ambiente de várias maneiras. Pois, elas são compostas por ingredientes orgânicos e não tóxicos, reduzindo a emissão de compostos prejudiciais à saúde e à atmosfera.

Diferente das tintas convencionais, que frequentemente contêm produtos químicos, sintéticos e solventes, as tintas naturais utilizam pigmentos extraídos de plantas. Bem como também usa os minerais e outros materiais biodegradáveis.

Ademais, por serem menos poluentes, essas tintas contribuem para a melhoria da qualidade do ar interno, criando ambientes mais saudáveis e seguros para os ocupantes.

Recicle

Além da decoração sustentável, para a sua casa ser um lar ecológico, você também precisa reciclar diariamente. Para isso, você pode investir em lixeiras inteligentes, para separar o seu lixo.

Lembre-se também de garantir que o plástico, vidro e metal esteja limpo, antes de colocá-los para reciclar. Assim, você ajuda na separação do material, nos centros de coletas.

Procure também reduzir a quantidade de lixo gerada em casa. Uma boa ideia é levar ecobags, para fazer as compras de supermercado.

Reutilize

Atualmente, alguns móveis, utensílios e roupas são feitas para se desfazerem com o tempo, sem agredir o meio ambiente. Contudo, alguns produtos mais antigos, feitos com materiais mais duráveis como o plástico, tem uma excelente duração.

Diante disso, para ter uma casa mais sustentável, você pode reutilizar esses itens que já existem, dando uma nova chance para eles. Uma vez que quando descartados, saem do mercado, abrindo espaço para a produção de mais produtos.

Além disso, móveis vintages tem muita personalidade, dando um charme maior para a decoração em geral. Dessa forma, você ajuda a natureza e, ao mesmo tempo, deixa a sua casa mais acolhedora e interessante.

Confira mais ideias criativas sobre decoração de casas, ao acompanhar o nosso blog!

Post criado 269

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo