16 maneiras inteligentes de transformar o espaço morto em um lugar confortável para relaxar, se divertir e trabalhar.
Salas de bônus do subsolo
Às vezes, aquele espaço extra que você sempre quis está bem sob seus pés. Elizabeth Willett, uma decoradora de interiores em Atlanta, estava procurando atender a várias necessidades da casa em estilo Tudor de sua família de 1927 quando viu um potencial inexplorado em seu porão. “Já tinha uma lareira e uma banheira minúscula, mas nunca tinha sido devidamente acabada”, diz ela. Embora o teto fosse baixo, não era muito baixo, e a umidade – aquela maldição das remodelações no porão – não era um problema.
Logo Elizabeth e seu marido, Chris, estavam imaginando o equivalente a uma adição de 830 pés quadrados, sem a nova pegada, com toda uma série de amenidades. Trabalhando com o arquiteto Jack Davis e o empreiteiro Rod Boyer, o casal criou um retiro familiar e um espaço de entretenimento na parte inferior da escada. Os hóspedes podem pendurar à esquerda para verificar a adega ou se sentar em um sofá de frente para a lareira de pedra e uma TV. Davis até conseguiu colocar um banheiro completo, uma área de serviço, uma despensa para alimentos e um escritório doméstico. “Havia muitos cantos e fendas, e usamos cada centímetro quadrado”, diz Elizabeth.
Embora seu refazer fosse excepcionalmente ambicioso, envolvia soluções de design para problemas que surgem em qualquer conversão de porão. Continue lendo para saber como a família passou da planta baixa ao espaço acabado e, em seguida, encontre cinco ideias extras de design para o porão.
Bem-vindo ao Clubhouse
O quarto familiar de aparência rústica é agora um ponto de encontro para Catherine, de 16 anos, e seus amigos. Postes de apoio foram substituídos por vigas de teto, e estofados, incluindo um sofá que se abre para hóspedes durante a noite, substituíram teias de aranha e caixas de papelão.
Os intradorsos com acabamento em pranchas macho e fêmea escondem dutos, aberturas e vigas de suporte.
Acesso deslizante
Uma porta de celeiro adiciona textura e interesse visual. Ele pode deslizar para esconder a adega adjacente.
Escritório em estilo chalé
A dona da casa, Elizabeth Willett, uma decoradora de interiores, criou um escritório de canto com toques casuais, como uma mesa tipo cavalete e bancos com capas laranja-abóbora. Prateleiras de estilo comercial guardam arquivos em caixas de lona – “um por cliente”, diz ela. O refazer aproveitou as janelas existentes; soleiras profundas novas oferecem armazenamento improvisado e espaço de exibição.
Trabalhando com um profissional de iluminação, Elizabeth aumentou a luz natural em todo o porão com luminárias, arandelas de parede e luminárias embutidas com lâmpadas halógenas. Todas as paredes têm acabamento com compensado serrado e pintado; ripas criam a aparência de painéis e escondem quaisquer costuras.
Divisória Cortina
A pintura esbranquiçada e a mobília principalmente neutra mantêm os cantos e fendas do porão iluminados. Uma divisória de lona macia, que ecoa as caixas de armazenamento do escritório, fica pendurada em um lado da lareira, permitindo que o ar, a luz e o tráfego fluam entre as duas áreas
Adega Rústica
Em uma câmara de 78 pés quadrados forrada com prateleiras de vinho abertas, uma coluna pintada se destaca como um emblema do passado do porão. Enquanto as adegas de vinho costumam ser uma aposta sólida para porões frescos, esta ganha um impulso contra o calor de Atlanta com o AC. Para aquecer visualmente o espaço, Elizabeth incorporou heranças de família, incluindo um tapete e um armário de canto cedidos por seu sogro.
Refúgio
Painéis com venezianas disfarçam um ar condicionado enquanto permitem a circulação do ar.
Casa de banho de aspecto vintage
Paredes e portas com painéis, uma pia de pedestal de porcelana com torneira em cruz e uma porta de box de vidro para aumentar o espaço dão ao banho uma aparência atemporal. Os ladrilhos de pedra calcária, usados em todo o lado, adicionam uma superfície reflectora de luz e têm um lado pragmático: não podem ser comprometidos por gotejamentos ou fugas.
Lavanderia limpa e arrumada
O canto da lavanderia é tão convidativo que ninguém se importa em entrar correndo durante os comerciais de TV para dobrar lençóis e combinar meias. Uma pequena pia com armazenamento extra embaixo é conveniente para lavagem e limpeza no local.
Armazenamento Extra
Prateleiras ajustáveis armazenam suprimentos de lavanderia e liberam espaço para dobrar na parte superior das máquinas.
Planta do porão
O arquiteto Jack Davis projetou o porão de 830 pés quadrados em torno de uma sala de família e um escritório em casa, com a lareira existente os dividindo. Ele encaixou outros cômodos, incluindo uma adega, despensa, banheiro e armário mecânico, no espaço restante como um quebra-cabeça, instalando encanamentos para a lavanderia e o banheiro nos fundos da casa.
5 Resolvendo Problemas no Porão
O pensamento criativo transformou esses cinco porões em salas de bônus de alto funcionamento, tão agradáveis quanto as de cima.
Central de trabalhos de casa
Um espaço sob a escada fornece armazenamento para uma impressora compartilhada e perfurador. A decoração adulta ecoa a do andar de cima.
Estação de bebidas
Problema: os lanches estavam a um lance de escadas de distância quando a família e os amigos chegaram à sala de TV do porão.
Solução: Bar com tampo de granito e frigobar para lanches. Tons de madeira e paredes cor de pêssego aquecem o espaço confortável, que fica ao lado de uma área de estar com tela plana. A cobertura de caixotões de bétula colorida ajuda a definir a área; luzes embutidas em dimmers mantêm o ambiente aconchegante.
Lugar para diversão e jogos
Problema: Não há espaço no andar de cima para uma tão desejada mesa de bilhar.
Solução: um porão com bastante espaço para jogar bilhar, além de uma mesa de pôquer em uma plataforma acarpetada. Luminárias de estilo vintage, acabamentos em madeira escura, teto acobreado e paredes estofadas em couro sintético criam um ambiente elegante.
Cosy Home Theater
Problema: um adolescente havia crescido mais do que seu quarto, e a nova TV da família era descomunal para seu espaço.
Solução: Mova o centro de mídia para o porão para que o adolescente possa se espalhar e construa um gabinete de TV grande o suficiente para assistir filmes. As luzes embutidas aproveitam ao máximo a altura do teto, enquanto os pingentes criam um recanto de leitura. A estante foi feita por menos de US $ 100 com madeira de estrutura de 2 polegadas e uma janela recuperada. Uma dica do pai da criança: certifique-se de preparar e pintar antes de instalar um embutido como este.
Suíte Airy para Hóspedes
Problema: os hóspedes da casa precisavam de um quarto próprio.
Solução: Uma suíte inspirada no hotel boutique favorito do proprietário, com linhas simples e uma paleta nítida. Ela encaixotou a coluna de suporte e os dutos, colocou ladrilhos de porcelana de 18 por 18 polegadas com aparência de couro, pintou as paredes de branco brilhante e pendurou fotos emolduradas. Uma área de estar permite que o porão funcione como um espaço de festa.