Tudo sobre Porões

Raros nas regiões mais quentes, os porões são quase universais no norte. Porque? Porque o solo congela no norte. Quando a água no solo congela, ela se expande em cerca de 9%.

Se a água estiver sob os alicerces da casa, a expansão pode rachar e levantar o concreto. Quanto mais frio o clima em que você está, mais fundo o solo congela. Na zona climática 5, que se estende de Nova York até o meio do país, a profundidade da geada é de mais de um metro. A solução é construir com as fundações mais profundas do que a profundidade do gelo e, se você já está escavando um metro, aprofundar alguns metros para conseguir um porão não custa muito mais.

As paredes do porão mais antigas foram construídas com pedra assentada a seco. Casas mais tarde teve mortared pedra ou tijolo paredes do porão, e concreto, tanto bloco e derramou, substituído pedra e tijolo completamente na 20 ª século. Formas de concreto isolante (ICFs), formas de espuma rígida permanente que são preenchidas com concreto surgiram na década de 1980 e oferecem isolamento e resistência. Mais recentemente, painéis de concreto pré-moldado que são colocados no lugar e conectados com parafusos de aço inoxidável têm sido usados ​​para paredes de porão .

Manter porões secos

Existem vários motivos pelos quais os porões têm a reputação de serem úmidos . Cave um buraco no solo e, dependendo de quão bem drenado o solo e do nível de água subterrânea, o buraco provavelmente se encherá de água. Casas construídas em solo arenoso e bem drenado e casas mais elevadas têm menos problemas de água. Outra causa da umidade do porão ocorre em climas úmidos, onde o ar quente e úmido do verão se condensa ao entrar em contato com as superfícies frias do porão. Pode parecer contra-intuitivo, mas abrir as janelas do porão em climas úmidos pode tornar o porão mais úmido. Sua melhor aposta é fechar as janelas e executar um desumidificador.

Para lidar com água subterrânea em massa, tubos e cascalho são instalados ao redor das fundações durante a construção. Se a casa estiver em um terreno mais alto, os drenos ficam geralmente fora dos alicerces e os canos que saem do terreno mais abaixo escoam a água. Em locais mais planos, os drenos geralmente ficam dentro das bases sob a laje do piso e levam a uma bomba de depósito que ejeta a água para fora.

As bombas de depósito devem drenar pelo menos 10 pés da fundação, ou a água simplesmente voltará (o mesmo ocorre com as calhas do telhado). O terreno ao redor da casa deve ter uma inclinação de pelo menos 30 centímetros para cada 10 para manter a água de superfície afastada. É raro que o solo usado para preencher próximo à casa durante a construção seja compactado adequadamente e, muitas vezes, assenta com o tempo a ponto de se inclinar em direção à casa. Se isso acontecer, talvez você precise reagrupar.

Mesmo com um bom manejo da água em grande quantidade, o solo tende a ser relativamente úmido. A pressão do vapor pode forçar essa umidade através das paredes do porão. Nem mesmo uma parede de concreto vazada é à prova d’água. No passado, os construtores tentaram combater a umidade com pouco sucesso, aplicando asfalto líquido na parte externa das paredes do porão. No início da década de 1990, foram desenvolvidas membranas autoadesivas e revestimentos aplicados por spray que fazem um trabalho muito melhor do que o asfalto líquido.

Usando um porão como espaço para morar

A menos que você tenha lidado com questões de água, porões podem ser lugares mofados e desagradáveis. Antes de gastar dinheiro terminando um porão, certifique-se de que não vai inundar e que você tem um plano para lidar com a umidade do verão ou você pode estar se preparando para um desastre de mofo.

Outra consideração é a altura do teto. Os porões geralmente têm menos de 2,5 metros da laje às vigas do piso acima, e as vigas e dutos podem ser mais baixos. A altura final abaixo dessas saliências deve ser de pelo menos 76 polegadas e a altura total do teto acabado deve ser de pelo menos 7 pés. Se você está construindo um prédio novo, ter uma parede de subsolo de 9 pés em vez dos 2 metros mais comuns pode ser um bom investimento.

Se você planeja um quarto no porão, precisará adicionar uma janela de saída compatível com o código e um caminho de fuga ou uma porta externa para o espaço, bem como monóxido de carbono e detectores de fumaça. Se você quiser um banheiro no porão, provavelmente precisará de uma bomba ejetora, um trabalho para um profissional.

Em algumas áreas, o gás radônio cancerígeno se acumula nos porões. Sempre teste o radônio antes de terminar e peça a um profissional para instalar um sistema de ventilação, se necessário. Em casas mais novas em áreas com radônio conhecido, esses sistemas são instalados durante a construção. Além disso, teste os aquecedores de água, caldeiras ou fornalhas de porão quanto à combustão adequada para ter certeza de que não estão vazando monóxido de carbono.

Escolha bem os materiais

O trabalho que você faz em um porão depende de seu uso. Se tudo o que você deseja é um espaço de armazenamento ou uma oficina, então lidar com água em massa, revestir as paredes com uma tinta que bloqueie a umidade e adicionar um desumidificador pode tornar o espaço bastante agradável.

No entanto, se você quiser espaço para morar, o acabamento se torna mais envolvente e, em grande parte, gira em torno de manter o molde sob controle. O molde precisa de umidade e material orgânico (para alimentos) para crescer. Portanto, isole as paredes do porão com produtos como espuma rígida ou spray em vez de isolamento de manta, que usa aglutinantes orgânicos. Use drywall sem papel para as superfícies da parede. Existem também sistemas proprietários de acabamento de parede de encaixe para porões. O encanamento e a fiação geralmente passam abaixo das vigas do primeiro andar, e esses componentes mecânicos precisam ser movidos para as vigas se você quiser drywall no teto. Isso é caro e os tetos falsos podem ser uma boa alternativa.

Muitos tipos de piso de acabamento exigem um contrapiso de madeira, que pode suportar o molde. Certifique-se de que haja uma barreira de vapor de plástico ou isolamento de espuma rígida com costuras seladas abaixo. Alternativamente, você pode pintar a laje de concreto, ou ladrilhá-la, ou cobrir com piso de vinil encaixável. Termine o espaço com molduras de PVC.

É uma boa ideia desumidificar porões acabados. Um desumidificador portátil funciona, mas estender o ar condicionado existente em sua casa para o espaço é melhor, assim como adicionar um mini-split sem dutos.

Quando manuseado de maneira adequada, um porão acabado pode ser um complemento valioso para uma casa.

Post criado 263

Um comentário sobre “Tudo sobre Porões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo