O sótão é o espaço entre o telhado e o teto do andar mais alto da casa. Eles geralmente estão cheios de isolamento e, às vezes, equipamentos de aquecimento ou ar condicionado também.
Os sótãos são fáceis de ignorar. Claro, sabemos sobre aquela área aberta e escura sobre a área de estar. Mas nossas idas ao sótão são raras, então qual é o problema? Na verdade, o sótão é um grande negócio. O estado deste espaço no topo da casa tem um grande impacto no conforto e eficiência energética da sua casa. Por exemplo, mais de 60% da perda de calor no inverno pode ser devido ao isolamento inadequado do sótão. A inteligência do sótão compensa. Então vamos começar…
Anatomia do sótão: vigas ou treliças de telhado?
Uma das características mais importantes de um sótão é a sua moldura. Muitas casas mais antigas (e muitas novas também) são emolduradas com vigas – 2x ou madeira projetada que se estende da placa do cume no pico do telhado até a placa superior da parede externa, onde cada viga normalmente se projeta para formar os beirais de uma casa. As vigas são cortadas e instaladas um “pau” de cada vez, portanto, esse tipo de telhado às vezes é referido como um telhado “com estrutura de pau”. A estrutura em bastão exige que as vigas do teto (que também servem como vigas do piso do sótão) sejam instaladas antes das vigas.
Um sótão emoldurado por vigas proporcionará um espaço bastante aberto que pode ser usado para armazenamento, ou mesmo convertido em espaço habitável. Em contraste, uma casa construída com treliças de telhado terá um sótão cheio de estrutura de teia em ângulo que conecta as cordas superiores (análogas às vigas) à corda inferior, que emoldura o teto abaixo do espaço do sótão. O espaço do sótão sob um telhado armado não deve ser usado para armazenamento – não apenas por causa do espaço restrito, mas também porque as cordas inferiores das treliças não são projetadas para suportar cargas substanciais.
Sótão e o envelope do edifício
Onde está o isolamento do seu sótão? A maioria dos sótãos tem isolamento instalado no piso do sótão. Isso coloca o próprio espaço do sótão fora do “envelope do edifício”, que definimos como o espaço “condicionado” que é aquecido e resfriado para maior conforto. Mas se você tiver um sótão “condicionado”, o isolamento será instalado entre as vigas do sótão, e talvez diretamente sob as vigas também, para manter o sótão confortável quando estiver desconfortavelmente quente ou frio lá fora. Quando um sótão não condicionado é remodelado em área habitável, a posição do isolamento tem que mudar, trazendo o sótão para dentro da envolvente do edifício.
Ventilação do sótão: opções passivas e ativas
Qualquer sótão sem condicionamento requer ventilação. Sem algum meio de ventilação, a umidade e o calor (no verão) podem se acumular a níveis indesejáveis no sótão. A ventilação deficiente do sótão também pode ser um fator que contribui para a formação de barragens de gelo no inverno. A maneira padrão de garantir a ventilação adequada do sótão é instalar aberturas de ventilação intradorso ao longo dos beirais da casa (montadas na área do intradorso) e uma ventilação de crista contínua ao longo da crista. Este sistema de ventilação passiva funciona por convecção. Como o ar mais quente no sótão sobe naturalmente e escapa pela abertura do cume, essa ação de exaustão puxa um volume igual de ar mais frio para o sótão através das ventilações intradorso. As aberturas de cume e intradorso podem ser adaptadas em casas que não as têm. As aberturas de ventilação às vezes são instaladas em paredes frontais como parte do sistema de ventilação passiva.
Em climas quentes, a superfície do telhado pode chegar a 160 °, aquecendo o sótão e tornando os quartos logo abaixo do sótão desconfortavelmente quentes. Isso sobrecarrega o seu sistema de ar condicionado, causando picos na conta de luz. Uma maneira de minimizar esse problema é instalar um ventilador de sótão. Este sistema de ventilação ativa é barato e fácil de instalar. Um ventilador de sótão será ligado automaticamente quando o sótão atingir uma temperatura predefinida. O ventilador é normalmente montado atrás de uma abertura na extremidade do telhado, mas outros tipos estão disponíveis para liberar o ar quente pela abertura do telhado
Elementos importantes do sótão: vedação e isolamento de ar
A menos que uma casa mais antiga tenha passado por uma atualização de energia, é certo que terá muito vazamento de ar e pouco isolamento. Em nenhum lugar isso é mais comum do que no sótão. Para entender o papel principal que o sótão desempenha no desempenho geral de energia da sua casa, vamos falar sobre o Efeito Pilha. No inverno, o ar mais quente de sua casa sobe por convecção até as áreas mais altas de sua casa. Mas não para por aí; ele pode escapar para o sótão por meio de muitos pontos de vazamento: luminárias embutidas no teto do segundo andar, vãos ao redor da escada suspensa para o sótão e numerosos orifícios abertos no sótão para passar a fiação ou instalar grades conectadas aos dutos do sótão. Quando o ar que você pagou para o calor escapa para o sótão,
O efeito Stack não tem um grande impacto em clima ameno. Mas se você vive em um clima frio, o impacto do Efeito Stack pode ser significativo. O ar mais quente em sua casa é constantemente perdido no sótão (“exfiltração”), enquanto a infiltração de ar frio está forçando seu sistema de aquecimento a trabalhar mais duro para manter temperaturas confortáveis. Para piorar a situação, o ar interior quente que vaza para o sótão pode derreter a neve do telhado, que congela nos beirais para formar barragens de gelo. E o ar quente também se condensa nas superfícies frias do sótão, como vigas ou revestimento do telhado, causando mofo e outros problemas de umidade.
A boa notícia é que você pode causar um curto-circuito no ciclo de efeito de pilha vedando o sótão com ar e aumentando o isolamento do sótão. A vedação do ar é geralmente feita no sótão, antes do isolamento ser instalado ou com o isolamento existente temporariamente retirado do caminho. Um empreiteiro de isolamento experiente pode percorrer o sótão e vedar vazamentos com espuma em spray e outros materiais.
Quando o trabalho de vedação de ar estiver concluído, é hora de isolar. Na maioria dos casos, o isolamento existente (normalmente mantas de fibra de vidro instaladas entre as vigas do piso do sótão) pode ser coberto por um novo isolamento. Os níveis de isolamento de sótão recomendados hoje pela ENERGY STAR são substancialmente mais altos do que os usados anteriormente, portanto, vale a pena conferir o que é recomendado em sua área geográfica. Na maioria dos casos, o melhor tipo de isolamento do sótão é fibra de vidro ou celulose. Para manter o espaço de ventilação livre acima das aberturas intradorso, devem ser instalados defletores especiais antes de o isolamento entrar. Alguns proprietários também dedicam tempo para construir passarelas e / ou plataformas de armazenamento no sótão antes de instalar o isolamento. Elevar essas superfícies acima do nível de isolamento planejado torna mais seguro e fácil de se mover,
Além de melhorar o isolamento que separa o andar superior de sua casa de um sótão sem condicionamento, faz sentido isolar qualquer canalização exposta no sótão. Sem isolamento, os dutos do sótão ficarão quentes no verão (quando precisam transportar ar frio) e frios no inverno (quando precisam transportar ar aquecido). O isolamento dos dutos é um trabalho amigável para você, e enquanto você faz isso, você pode eliminar o vazamento dos dutos cobrindo as juntas das conexões com fita adesiva projetada para dutos.
Há mais um item da inteligência do sótão que merece menção: uma barreira radiante. Lembra como o sótão pode ficar quente em um dia ensolarado de verão? Bem, você pode refletir parte desse calor de volta para o exterior instalando uma barreira radiante. Esta fina folha de plástico coberta com uma folha de alumínio brilhante funciona exatamente como o escudo térmico que você pode comprar para o para-brisa do seu carro. Na maioria dos casos, uma barreira radiante do sótão pode ser grampeada livremente nas bordas inferiores das vigas do telhado. Depois de instalada, uma barreira radiante pode cortar seus custos de resfriamento em até 15% – uma atualização que vale a pena se você vive em um clima quente.
Parabéns pelo site!
Desejo sucesso.
https://sistcomsistemacomercial.com.br/
SisMei foi desenvolvido tendo como objetivo organizar de
forma simples e eficiente as pequenas e micros empresas,
visando facilitar a vida do empresário.