Muitas pessoas recorrem à tinta epóxi na hora de reformar suas casas, devido a um resultado satisfatório, gastando pouco. Contudo, apesar dessa tintura ser indicada para pisos, com os cuidados errados, ela pode durar bem pouco.
Diante disso, como fazer a tinta epóxi durar mais? Neste texto, você encontra 5 dicas imperdíveis que irão te ajudar a cuidar do seu peso com epóxi, deixando-o sempre bonito. Confira!
Quanto tempo dura a tinta epóxi no piso?
A tinta epóxi no piso pode durar de 3 a 5 anos, em condições normais de uso. Ou seja, essa é uma solução bastante resistente e durável, para aqueles que desejam reformar sua casa, gastando pouco.
Salientando que a sua duração é diretamente influenciada pela qualidade da tinta escolhida, além da técnica correta de aplicação. Fora isso, o alto tráfego no local também pode fazer a tinta durar menos no piso.
Quando bem aplicada e cuidada, a tinta epóxi pode durar até 10 anos ou mais em ambientes menos exigentes, oferecendo um acabamento bonito e funcional.
Quais são as vantagens e desvantagens da epóxi?
A tintura epóxi possui muitas vantagens, sendo amplamente utilizada em reformas. Mas, assim como qualquer outra cobertura de superfície, também apresenta as duas desvantagens.
Para saber se a epóxi é a técnica certa para a sua reforma, confira a seguir quais são as maiores vantagens e desvantagens dessa tintura.
Vantagens:
- Boa resistência;
- Fácil manutenção;
- Impermeável;
- Versátil;
- Boa durabilidade.
Desvantagens:
- Custo elevado comparado com outras tintas;
- Difícil aplicação;
- Demora para secar completamente;
- Pode ficar escorregadia, dependendo da superfície aplicada.
Como fazer a tinta epóxi durar mais?
Em locais com tráfego leve ou moderado, como residências e escritórios, a tinta tende a permanecer intacta por mais tempo. Sendo assim, ela exige menos manutenção e aplicações.
Por outro lado, em áreas de alto tráfego ou expostas a produtos químicos, como garagens e indústrias, a durabilidade pode ser reduzida. Nesse caso, é necessário retoques constantes ou novas aplicações.
Abaixo, confira como fazer a tinta epóxi durar mais:
1. Aplicação correta
Antes da aplicação, limpe e nivele o piso completamente, removendo sujeira, graxa, poeira ou imperfeições. Também é indicado passar um primer apropriado, para melhorar a aderência da tinta ao substrato.
Lembre-se de seguir as instruções do fabricante, caso faça a aplicação você mesmo. Incluindo o uso de camadas uniformes, além de respeitar o tempo de secagem entre demãos.
Para áreas de maior tráfego, considere aplicar um revestimento de proteção adicional, como um verniz epóxi.
2. Limpeza especializada
Além da aplicação correta, para a epóxi durar mais, também é importante fazer uma limpeza especializada. Pois, o cuidado com a limpeza do piso ajudam a prolongar a vida útil da tinta epóxi.
Diante disso, é recomendável utilizar produtos de limpeza adequados, que não sejam abrasivos. Uma vez que os produtos químicos podem interagir com as moléculas da tinta, deixando-as menos resistentes.
3. Proteja o piso contra impactos e arranhões
Evite arrastar móveis ou objetos pesados diretamente sobre o piso, para não arranhar a pintura, ocorrendo o desgaste. Além disso, utilize protetores de borracha ou feltro em móveis e equipamentos, para minimizar o desgaste.
Outro fator que pode fazer a sua tinta epóxi durar menos, é o alto tráfego sobre o piso. Sendo assim, procure utilizar a tintura em ambientes que não transitam muitas pessoas.
4. De prioridade para áreas internas
Proteja o piso contra mudanças bruscas de temperatura, umidade excessiva e exposição prolongada a raios solares, dando prioridade para áreas internas.
Dessa forma, esses fatores que podem desgastar a tinta epóxi não terão efeitos sobre a pintura. Fora isso, se o ambiente for industrial ou comercial, tente aplicar camadas de reforço periodicamente.
5. Faça manutenções
A manutenção da tinta epóxi é simples e envolve, principalmente, a limpeza regular e cuidados para evitar danos. Portanto, utilize um pano macio ou mop com água morna e detergente neutro, para remover sujeira e poeira sem agredir o piso.
Para preservar a superfície, proteja o piso contra impactos e arranhões, usando feltros em móveis e evitando arrastar objetos pesados. Caso surjam áreas desgastadas ou danificadas, retocar com uma nova camada de epóxi.
Seguindo essas dicas, você pode prolongar a vida útil da tinta epóxi, mantendo o piso bonito e funcional por muitos anos.