11 tipos de dobradiças que você deve conhecer

Dobradiças, o membro muitas vezes subestimado do departamento de ferragens que mantém sua porta no lugar, vem em uma variedade de tamanhos e estilos.

Escolher as dobradiças perfeitas para o seu projeto depende de onde você vai instalá-las e da aparência final que você está tentando alcançar.

11 tipos de dobradiças

Este guia visual destaca diferentes tipos de dobradiças e seu design e finalidade.

Dobradiça de topo

O tipo mais comum de dobradiça usada em portas é a dobradiça de topo. É assim chamado porque as duas folhas são cravadas na porta e no batente, permitindo que as duas se encostem uma na outra. Existem três tipos diferentes de dobradiças de topo: simples , com rolamento de esferas e com mola .

Os construtores geralmente usam dobradiças simples para portas internas leves. Um pino, removível ou não, une as duas folhas (ou placas) nas articulações da dobradiça.

Dobradiça de rolamento de esferas

A dobradiça do rolamento de esferas tem rolamentos lubrificados entre as articulações da dobradiça para reduzir o atrito causado por portas pesadas. Essas dobradiças duráveis ​​são ideais para portas de entrada pesadas ou aquelas que sustentam o uso frequente.

Dobradiça de topo com mola

Dobradiça de extremidade com mola de raio de 1/4 de polegada de 3,5 polegadas
Para garantir que uma porta se feche atrás de você, use uma dobradiça de extremidade com mola. Muitas vezes usado em portas de tela, você pode calibrar essas dobradiças para abrir ou fechar com vários graus de tensão.

Dobradiça de topo ascendente

Uma dobradiça ascendente levanta a porta ½ polegada para limpar um tapete ou soleira de pilha grossa. Quando fechado, parece uma dobradiça normal.

Dobradiça do Tambor

Para projetos especiais de marcenaria, como uma caixa ou armário pequeno, use a dobradiça de barril. Esta pequena dobradiça é ideal para projetos em que você deseja que a dobradiça fique escondida. Para instalar, basta fazer furos do tamanho certo para acomodar os canos e inserir a dobradiça. Normalmente feitas de latão, as dobradiças de barril não são projetadas para aplicações de suporte de carga.

Dobradiça Oculta

Projetadas para serem invisíveis, as dobradiças ocultas não prejudicam a beleza de móveis ou armários finos. Podem ser autofechadas e, com o auxílio de alguns parafusos, ajustadas. Você também pode encontrar dobradiças ocultas maiores para portas. Como não estão expostos e, portanto, são à prova de adulteração, eles fornecem segurança que as dobradiças comuns não oferecem.

Dobradiça da faca (pivô)

Você encontrará dobradiças de facas em armários. Também chamadas de dobradiças de pivô, elas se assemelham às lâminas de uma tesoura, presas em um ponto de pivô. Você encaixa uma folha de dobradiça na extremidade da porta do armário e a outra no armário. Uma vez instalado, tudo o que fica exposto é o pivô.Outro tipo de dobradiça pivotante permite que as portas se abram e fechem nos dois sentidos, bem como as portas da cozinha que você vê nos restaurantes. Essas dobradiças com mola são maiores e mais pesadas do que as feitas para armários.

Dobradiça de sobreposição

Algumas dobradiças adicionam espessura ao armário. Para reduzir essa espessura, considere a dobradiça de sobreposição. Este tipo de dobradiça se dobra para trás, permitindo que a porta fique rente à face do gabinete.

Dobradiça de Deslocamento

Já tentou mover um sofá por uma porta, apenas para descobrir que a porta é ½ polegada muito estreita? É aí que uma dobradiça deslocada ajuda. Essa dobradiça especial permite que você afaste a porta do batente, ampliando a abertura em até duas polegadas. As dobradiças deslocadas são especialmente úteis para áreas que você deseja tornar compatível com ADA.

Dobradiça de Piano

Esta dobradiça longa e contínua é apropriadamente nomeada para a dobradiça na tampa de um piano. Uma longa haste atravessa as juntas das duas folhas longas desta dobradiça, mantendo-a unida. É a escolha de dobradiça perfeita para caixas de brinquedos, mesas dobráveis ​​e bancos de armazenamento.

Dobradiça de Correia

Do lado de fora, você encontrará dobradiças de alça nos portões. No interior, os designers usam versões menores deles em armários para obter uma sensação rústica. As longas folhas de dobradiça (ou tiras) adicionam suporte extra para portões pesados ​​ou portas de celeiro.

As dobradiças vêm em uma variedade de materiais, incluindo aço inoxidável, latão, bronze, estanho e cobre. Você também pode escolher entre diferentes acabamentos, como cromado, polido ou escovado para complementar seu design. E se a sua dobradiça for para uso externo, escolha uma com acabamento resistente à ferrugem. A instalação da dobradiça pode exigir as seguintes ferramentas: cinzel, faca, martelo, chave de fenda e furadeira.

Post criado 264

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo