De sutil a ousado e instantâneo “vintage”, para peças grandes e pequenas, há um projeto de pintura aqui para animar as coisas por toda a casa.
Como tendência de design, os móveis pintados não mostram sinais de desaceleração. Com a ampla gama de texturas e acabamentos e opções de cores ilimitadas, há uma aparência que se adapta a praticamente qualquer estilo de decoração. Então, se você está pronto para um projeto divertido e criativo, por que não dar uma nova atitude a uma peça antiga com uma nova camada de tinta.
Idéias de móveis pintados para experimentar
Aqui você encontrará ideias de bricolage para móveis feitos de madeira, metal e plástico, portanto, antes de pegar o pincel (ou lata de spray), clique para obter inspiração, instruções úteis e links para tutoriais completos.
Use tinta de giz
Uma grande parte da mania de móveis pintados DIY tem a ver com tinta de giz. É fácil de usar, adere bem a uma série de superfícies com um acabamento fosco atraente e funciona muito bem com outros meios (como esmalte e mancha), bem como estênceis e transferências para uma aparência verdadeiramente única.
Experimente a tinta de leite
Semelhante à tinta de giz nos resultados, mas com uma formulação ligeiramente diferente, a tinta de leite também é popular entre os artesãos (na verdade, você pode misturar a sua própria). Para criar a pátina aflita nesta cômoda, use um raspador na superfície quase seca para adicionar mossas e lascas; você também pode colocar fita adesiva na tinta de leite quase seca e, em seguida, descascá-la para obter um efeito despojado.
Móveis estofados pintados
Tem uma cadeira estofada com um padrão exigente? A pintura pode proporcionar uma transformação monocromática moderna . O truque é molhar bem o estofado com água para ajudar a tinta a aderir. Certifique-se de mexer em todos os cantos e recantos com uma escova pequena e lixe levemente entre as demãos. Serão necessárias pelo menos três camadas para esconder totalmente o padrão e mais se passar de um tom escuro para claro.
Experimente o método “Pour-on”
Este design deslumbrante lembra as criações de spin-art feitas nos carnavais da época. Uma peça inteira feita com o método “pour-on” seria muito ocupada, mas fica bem nas frentes das gavetas. O segredo é dar consistência à tinta , com água, topcoat ou diluente. Simplesmente regue a tinta solta aleatoriamente e mova a gaveta em todas as direções para espalhar e girar. Repita com duas ou mais cores.
Pintar metal, plástico e papelão
Só porque você tem trabalho a fazer não significa que a decoração deve ser seriamente monótona. Refaça um arquivo de metal, adicionando pernas afuniladas e novo hardware em um tom chamativo, e seu escritório em casa pode se tornar seu novo lugar feliz. Confira o primer This Old House para pintar metal – e outras superfícies que você pensou que não poderia levar um pincel!
Móveis de lavagem colorida
Embora você aprecie o calor da madeira, você pode querer animá-la um pouco, especialmente em uma peça grande e potencialmente pesada, como um armário ou cômoda. Experimente esta técnica de lavagem de cores legal , ótima em madeira crua e superfícies manchadas. A tinta de giz é diluída com água e escovada, depois limpa. A beleza do grão será mostrada através da cor sutil.
Alcançar um Efeito Barco-Madeira
Móveis feitos de madeira de barcos de pesca recuperados inspiraram essa técnica de pintura em quatro cores . Você passará uma camada de base em um tom, depois aplicará outras camadas e raspará ou lixará para obter o efeito desejado quando a tinta estiver 90% seca. Os resultados rústicos são ideais para peças pequenas como esta mesa de apoio ou talvez um baú.
Pintura de móveis estilo Memphis
É b-aa-ck! As cores chamativas e as formas assimétricas do movimento Memphis Milano ressurgiram. Então pegue alguns tons quentes – rosa neon, verde ácido, cores primárias brilhantes – e transforme um aparador ou penteadeira em uma peça que grita anos 80. Desenhe seu design com giz primeiro – ou ouse fazer à mão livre!
Criar superfícies de móveis de mármore falso
Um tampo de mesa de pedra natural é elegante, mas pesado e caro. Para fingir, escolha cores de tinta que imitam mármore real , branco e alguns tons de cinza. Pincele uma camada de branco e, em seguida, use um pano de algodão ou meia para enxugar e girar os outros tons enquanto a primeira camada ainda está levemente molhada.
Móveis de ferro forjado pintados
Uma estrutura de cama de ferro pode ser uma peça contrária. Fusos finos e curvas arejadas têm uma qualidade delicada, mas o preto é um pouco sombrio, principalmente em um quarto com uma sensação feminina. Ilumine as coisas com tinta acrílica à base de água – uma fórmula de secagem rápida e baixa fumaça que resistirá a rachaduras e lascas depois de curada. Limpe o ferro muito bem primeiro (dica: use fosfato trissódico). Como você pode não querer mover a estrutura pesada do quarto, seja mais cuidadoso ao proteger o chão de respingos com um pano.
Móveis para Decoupage
Realce as peças mais pedonais com decoupage: a arte de combinar técnicas de pintura com recortes de papel colorido. Hoje em dia, você pode trapacear comprando papel decorativo pronto para usar feito para essa técnica. Veja o passo a passo para transformar uma estante outrora blá com tinta de giz azul-petróleo e lindas borboletas dispostas no interior para um estilo furtivo.
Crie uma aparência de pintura desgastada
Moda “antiguidades” instantâneas como este banco usado para impressionar com três cores e um raspador. Termine com cera ou, se a sua peça ficar do lado de fora, óleo de cânhamo (a cera não aguenta bem os elementos). A tinta de giz e a tinta de leite funcionam igualmente bem para este projeto.
Pinte Móveis de Exterior de Plástico
Móveis de exterior de plástico que já viram dias melhores não precisam se tornar forragem para aterros sanitários. O material é bastante poroso, então a tinta certa irá aderir bem – apenas certifique-se de que as superfícies estejam completamente limpas e lisas. Para resultados duradouros e resistentes a lascas, opte pela Tinta Rust-Oleum para Plástico. A fórmula à base de óleo oferece boa cobertura sem primer, e o acabamento brilhante é perfeito para plástico. Para um produto semelhante em um orçamento, vá com a Tinta Spray Multi-Purpose Touch da Rust-Oleum Painter.
Pintar Porta-retratos
Para criar uma parede de galeria impressionante, pinte uma coleção de molduras de diferentes tamanhos e estilos no mesmo tom. Uma única cor dá coesão e ajuda a chamar a atenção de uma imagem para outra. Remova o suporte, o vidro e a arte das molduras, lixe levemente e limpe para preparar. Esta é uma ótima maneira de usar a tinta látex restante de um projeto anterior.
Móveis de madeira com tinta spray
Se as cadeiras de madeira em seu espaço de jantar precisam de uma reforma, mas bisbilhotar todas essas peças finas com um pincel parece assustador, use tinta spray. Com a técnica certa , ele será mais suave e uniforme – para não mencionar mais rápido – do que você conseguiria com um pincel. Para um acabamento durável e duradouro, use esmalte, uma fórmula de secagem dura ideal para móveis, acabamentos e armários.
Móveis Envelhecidos Faça Você Mesmo
Crianças serão crianças – e isso pode ser difícil para os móveis do quarto. Portanto, tratar seus estrados de madeira com um efeito deliberadamente angustiado faz muito sentido! Pinte, depois lixe ou raspe em pontos aleatórios e finalize com cera.
Pinte os móveis para combinar com a decoração
Faça uma declaração de estilo com uma parede de destaque e um móvel no mesmo tom. Entre as cores de pintura de interiores mais populares do ano estão açafrão, ameixa, aqua e damasco pálido (uma escolha maravilhosa e neutra em termos de gênero para um berçário).