Tudo sobre bancadas de madeira

Dos tipos de madeira à manutenção, nossos especialistas ajudam você a pesar suas opções antes de colocar uma bancada de cozinha de madeira.

Depois de ser eclipsado por pedras vistosas como granito e mármore e materiais de engenharia que dispensam manutenção, como quartzo e superfícies sólidas, as bancadas de madeira natural estão desfrutando de um verdadeiro renascimento. Construídos com pedaços de madeira laminada junto com cola para resistência e estabilidade, eles fornecem uma superfície de apoio orgânica e quente em uma cozinha, uma que é maravilhosamente indulgente, suave com a louça e capaz de absorver o ruído de uma casa ocupada. A madeira também pode ser revivida se danificada; se ficar manchado, manchado ou rasgado, você pode pintá-lo novamente.

Por que ir com bancadas de madeira?

A maioria das bancadas de madeira é feita de bloco de açougueiro tradicional e, embora possam apresentar alguma preparação leve para a refeição, raramente são usadas para cortar atualmente. Eles são mais favorecidos por sua aparência. Madeiras menos caras costumam forrar a cozinha como uma superfície bonita e econômica; espécies mais caras ficam no topo das ilhas ou barras de café da manhã, onde fornecem um contraste de textura bem-vindo ou um acabamento semelhante a um móvel.

A variedade de madeiras disponíveis é impressionante, de bordo sutilmente granulado a nogueira profunda e rica, a dramática algaroba e exótica iroko. Sim, a madeira é uma boa escolha, mas requer alguma atenção. O guia desta Casa Antiga para comprar, instalar e manter essas bancadas garantirá que a superfície que você selecionar terá uma bela aparência e desempenho por anos.

História do Bloco de Açougueiro

Até a década de 1880, os açougueiros trabalhavam com grossas rodelas de sicômoro, que costumavam se partir. No início dos anos 1900, foi descoberto que pedaços de bordo duro colados em grandes blocos forneciam uma superfície mais resistente e durável que resistia melhor aos cutelos dos cortadores de carne.

Perguntas-chave sobre bancadas de madeira respondidas

Quanto custam?

De $ 12 a mais de $ 200 por pé quadrado, desinstalado, dependendo da espécie, espessura, construção e acabamento; adicione 5 a 10 por cento a mais para a maioria dos acabamentos de fábrica.

Eles aguentam?

Bem instaladas e cuidadas, as bancadas de madeira podem durar o mesmo tempo que você mora em sua casa. Os acabamentos de fábrica geralmente vêm com garantia. Pode variar de um ano a toda a vida – e pode abranger apenas a separação da junta colada.

Faça você mesmo ou contrate um profissional?

Um proprietário que se sinta confortável com o corte e a combinação pode instalá-los em um fim de semana (fazer recortes na pia e na torneira pode anular a garantia). Para uma instalação profissional, adicione US $ 8 por pé quadrado, no mínimo.

Onde comprar?

Faça pedidos em showrooms de cozinha e varejistas personalizados ou compre em home centers e lojas grandes.

Prós de bancada de cozinha de madeira

Eles emprestam caráter e boa aparência duradoura, mas também precisam de algum TLC. Pese os fatos antes de investir:

  • Eles podem ser econômicos. Um balcão de açougueiro feito de bétula ou faia pode custar pouco mais do que laminado e menos da metade do preço inicial de pedra natural ou materiais de engenharia.
  • Eles podem ser fáceis de instalar. DIYers podem cortar topos de bloco de açougueiro pré-fabricado para caber em torno de cantos, pias e eletrodomésticos muito mais facilmente do que a maioria das pedras. O acabamento da madeira é ainda mais simples.
  • Eles são fortes – e macios. Ao contrário da pedra, não há barulho quando você pousa um prato ou copo, e os pratos caídos têm menor probabilidade de quebrar. A madeira também acalma o zumbido dos aparelhos, enquanto a pedra amplifica esse ruído.
  • Eles podem ser restaurados. Arranhões de facas, sulcos profundos e até marcas de queimaduras podem ser lixados e um acabamento DIY restaurado para parecer novo.
  • Eles são verdes. A maioria das empresas oferece madeiras de cultivo sustentável certificadas pelo Forest Stewardship Council, incluindo exóticas. E embora as bancadas de madeira durem anos, uma vez gastas, podem ser recicladas.

Semelhante ao mostrado: teca de grão de borda de 1½ polegada; cerca de US $ 175 por pé quadrado, desinstalado; devoswoodworking.com

Contras da bancada da cozinha de madeira

  • Eles se movem. Toda a madeira se expande e se contrai com as mudanças na umidade atmosférica, portanto, há o potencial para essas bancadas formarem conchas, empenar e se abrir se não forem construídas, instaladas e mantidas de maneira adequada. Quanto mais espesso for o balcão, mais estável será.
  • Eles requerem manutenção. Os balcões de madeira não acabados precisam de lubrificação mensal. Superfícies com revestimento transparente DIY podem exigir retoque a cada cinco anos ou mais. Os balcões acabados de fábrica podem nunca precisar de recobrimento, mas se precisarem, você pagará para despachá-los, mesmo sob garantia.
  • Eles exigem um olhar atento. Os líquidos podem penetrar na madeira, causando manchas, rachaduras e separação das juntas – o vinagre pode realmente dissolver a cola – portanto, respingos, especialmente água ao redor da pia, devem ser limpos imediatamente.
  • Eles não são à prova de fogo. Os queimadores de lenha e de fogão não se misturam; verifique com o fabricante do fogão as folgas necessárias. Para evitar queimaduras, use tripés sob as panelas quentes.

Como eles são feitos

Edge Grain

O tipo mais comum de bloco de açougueiro é feito de tábuas colocadas nas laterais e coladas de forma que a borda mais estreita forme a superfície. As tiras podem ter comprimentos contínuos sem juntas, ou pedaços de comprimento aleatório que são unidos por dedos.

Ideal para: Áreas grandes, como um balcão de cozinha longo ou o topo de uma ilha. Como a madeira só se move em uma direção, em toda a sua largura, o bloco de açougueiro com grãos de borda é mais estável do que outras bancadas de madeira. Também pode ser menos caro.

Fim do grão

Blocos de madeira com textura de borda são virados para cima para formar uma grade que é colada. Bloco de açougueiro de grão final requer mais madeira e mão de obra, então você pagará cerca de 40 por cento a mais do que pelo grão da borda.

Como também é mais propenso a movimentos, o grão final costuma ser mais espesso, para neutralizar o empenamento e empenamento.

Ideal para: Cortar, visto que o grão final é mais fácil em facas e menos propenso a mostrar marcas de lâmina. Agora favorecido mais por sua aparência quadriculada do que por sua funcionalidade.

Grão de rosto

Também conhecidas como fibra plana ou fibra de prancha, as placas de 4 a 12 polegadas de largura são colocadas de forma plana e coladas nas bordas, formando uma superfície quase contínua que destaca os padrões naturais na madeira.

Isso pode expor áreas moles no grão, tornando esses topos mais propensos a apresentar arranhões, amassados ​​e amassados.

Ideal para: ilhas de jantar, tampos de mesa e bar, escrivaninhas – onde você quiser uma aparência de mobiliário fino, não um burro de carga.

Tipos, escolhas e texturas de madeira

Nota: Todos os preços são para bloco de açougueiro de 1½ polegada de espessura, desinstalado, exceto conforme indicado.

bétula

Essas amostras de grãos de borda mostram apenas 10 das mais de 40 madeiras nobres disponíveis hoje.

Preço: US $ 12 por pé quadrado.

Fabricante: IKEA ; vendido apenas como uma parte superior pré-fabricada de 1⅛ de polegada de espessura.

Destaques: Madeira neutra de cor clara e grão fino.

Noz americana

Preço: $ 60 por pé quadrado.

Criador: John Boos & Co.

Destaques: valorizado por suas ricas cores chocolate e surpreendente grão preto; perfeito como uma peça de destaque em uma ilha.

Mesquite

Preço: $ 151 por pé quadrado.

Fabricante: DeVos Custom Woodworking

Destaques: Madeira doméstica mais dura. Listras minerais adicionam personalidade às faixas marrom-avermelhadas.

Cereja brasileira

Preço: $ 115 por pé quadrado.

Fabricante: The Grothouse Lumber Company

Destaques: a mais dura das madeiras mostradas, esta exótica de grão fino é difícil de arranhar ou amassar.

Iroko

Preço: $ 115 por pé quadrado.

Fabricante: The Grothouse Lumber Company

Destaques: Uma importação africana; placas douradas brilhantes amadurecem no tempo para um marrom como a teca.

Bambu

Preço: $ 98 por pé quadrado.

Fabricante: Bancadas de madeira de herança, vendidas em The Home Depot

Destaques: Grama importada; o tratamento térmico pode dar uma tonalidade caramelo.

Rosewood boliviano

Preço: $ 200 por pé quadrado.

Fabricante: The Grothouse Lumber Company

Destaques: Madeira densa, pesada e variada com listras pretas em um fundo marrom rico.

Hard Maple

Preço: $ 40 por pé quadrado.

Criador: John Boos & Co.

Destaques: material de bloco de açougueiro clássico que é excepcionalmente forte, com um grão reto e uniforme.

Carvalho branco

Preço: US $ 12 por pé quadrado.

Fabricante: Williamsburg Butcher Block Co .; vendido na Lumber Liquidators apenas como uma tampa pré-fabricada.

Destaques: Grão vistoso em faixas marrons quentes.

Madeira Saxon

Preço: $ 150 por pé quadrado.

Fabricante: The Grothouse Lumber Company

Destaques: Nova descoberta sul-americana; madeira castanho-amarelada com estrias cinzentas e pretas.

Dê uma vantagem

A madeira é facilmente trabalhada, por isso se presta a designs complexos. Aqui estão os perfis de borda padrão, bem como algumas variações mais extravagantes.

Roundover

Este perfil simples e clássico (também chamado de borda atenuada) é ligeiramente arredondado. Combina com qualquer estilo de interior e torna muito mais fácil recolher as migalhas.

Perfis de borda de amostra: DeVos Custom Woodworking

Chanfro

Também conhecido como borda chanfrada, este perfil apresenta um ângulo arrojado que funciona tanto para cozinhas contemporâneas quanto para cozinhas tradicionais.

Roundover grande com filé

Uma borda acentuadamente arredondada com uma crista decorativa, normalmente de 1/16 a ¼ de polegada de altura. Um look elegante e tradicional que requer um pouco mais de atenção na hora de limpar.

Ogee

Uma vantagem que as curvas em e em seguida, para fora, um pouco como uma S . Esta versão é coberta com um filete para adicionar dimensão.

Grande Ogee Romano

A curva S é invertida e o arco íngreme dá uma aparência mais formal.

The Slab Look

Uma única fatia de madeira, muitas vezes com uma borda viva que segue os contornos da árvore, é um visual procurado para um balcão que não sofre uso pesado. Mas a densidade variável das lajes e o fornecimento limitado as tornam impraticáveis ​​em uma cozinha. Pesquise online por fornecedores personalizados e especializados ou encontre um marceneiro local para adquirir e instalar um.

Dicas para ajudá-lo a comprar com mais inteligência

  • Procure por madeira maciça. Evite aglomerado ou MDF com folheado de madeira, que pode inchar quando exposto à umidade e limita o lixamento para corrigir manchas ou cortes.
  • Meça corretamente. Para obter um preço preciso, meça a parte superior de seus gabinetes básicos e, a seguir, calcule a projeção desejada; 1 a 1 ½ polegadas é típico. Em uma ilha, uma saliência de 12 a 16 polegadas permite puxar bancos para cima.
  • Inspecione se há lacunas. As juntas entre tiras ou placas devem ser minúsculas e consistentes. Se houver lacunas perceptíveis, é mais provável que elas se abram mais, ficando visivelmente descoladas.

Opções de acabamento

Um balcão de cozinha de madeira fica incompleto sem um revestimento protetor de segurança alimentar em todos os lados e bordas.

Óleo

Para obter uma aparência fosca e uma superfície segura para alimentos que você possa cortar, use óleo mineral aprovado pelo FDA. Ele penetra para tornar a madeira resistente à umidade, ao calor e a manchas. Ou experimente um óleo de noz sem petróleo ou um “óleo de cura”, como o óleo de tungue puro, que endurece para formar uma película imperceptível que se desgasta, mas não descasca.

Mistura de óleo e cera

Feito de óleo mineral e cera de abelha ou parafina, esta fórmula de acabamento adiciona outra camada de proteção contra a umidade e ajuda a selar o óleo na madeira. Aplique generosamente com um pano limpo na direção da fibra da madeira, deixe descansar por 20 minutos, remova o excesso e lustre até obter um acabamento acetinado.

Casaco limpo

Acabamentos de uretano, acrílico ou óleo de cura de resina fornecem proteção superior contra água, manchas e desgaste e são seguros para alimentos uma vez totalmente curado. Mas reviver um top gasto ou danificado significa removê-lo e retocá-lo. Os acabamentos proprietários oferecidos por algumas empresas não podem ser combinados, mas podem nunca precisar de repintura.

Manchar ou não manchar?

Adicionar uma mancha pode melhorar a cor e o grão de uma bancada de madeira, mas você pagará de 5 a 10 por cento a mais do que pagaria pela mesma espécie em seu estado natural. Você pode conseguir uma aparência cara por menos, no entanto, escolhendo uma espécie barata e de cor clara (como a faia) e pintando-a com uma cor rica (como a noz).

Para fazer você mesmo, lixe qualquer acabamento e use um pano de algodão sem fiapos ou uma escova de cerdas naturais para aplicar a mancha e, em seguida, limpe o excesso. Quando seco, adicione um revestimento transparente adequado para alimentos. Mas nunca use bloco de açougueiro manchado como superfície de corte.

Considere a pia

Para uma barreira resistente à água, todos os recortes, bordas e superfícies devem ser tratados com sua escolha de acabamento para vedar a umidade. “As pias submersas são ideais com bancadas de madeira”, diz Paul Grothouse, proprietário da The Grothouse Lumber Company . Recortes que se estendem um pouco além da borda da pia e sobre a tigela evitam que a água parada sature a borda, tornando o balcão mais fácil de manter.

As pias drop-in funcionam melhor com bancadas com revestimento transparente ou com acabamento de fábrica, juntamente com um selante flexível sob a borda para proteger a madeira. Evite verniz marinho; embora resistente à água, este acabamento com alto teor de VOC não é seguro para alimentos.

Faça você mesmo as bancadas de madeira como um profissional

Use modelos de papelão para aparar topos pré-fabricados no tamanho com uma serra circular e um roteador, ou envie modelos para um fabricante; muitos cortarão e enviarão placas de graça (cortes e curvas têm custo extra). Em gabinetes de base aberta, preencha com tiras de fixação de madeira compensada a cada metro; para gabinetes de tampo sólido, crie espaço de ar com tiras finas de pele para permitir que a umidade escape. Centralize os orifícios nas tiras e insira um parafuso equipado com uma arruela para-lamas através de cada orifício até a bancada.

Como fazer a manutenção de bancadas de madeira

Limpar e higienizar

Limpe a superfície diariamente com um pano úmido e uma pequena quantidade de sabão em pó; siga com um pano limpo e úmido. Para tirar o germe, borrife uma solução de 1 parte de vinagre branco para 4 partes de água; deixe descansar por 10 minutos e depois limpe. Evite produtos de limpeza agressivos com amônia ou alvejante, que podem corroer o acabamento e aumentar o grão.

Remova manchas e odores

Polvilhe a área afetada com uma quantidade generosa de sal de mesa e esfregue-a com um quarto de limão, espremendo o suco na bancada conforme você faz. Deixe a mistura descansar por alguns minutos e, em seguida, limpe com um pano limpo e úmido.

Esconder arranhões e queimaduras

Esfregue em um bastão de cera de parafina colorido, como FastCap Softwax , em um tom que combine com a madeira. Remova o excesso com um raspador de plástico e lustre com um pano. Para remover cortes e queimaduras mais profundos, comece com uma lixa grossa, passe para grãos mais finos e termine com um grão muito fino; reaplique o óleo ou uma mistura de óleo e cera para finalizar.

Preencher Espaços

Derreta uma mistura 1 para 4 de cera de abelha ou parafina doméstica e óleo mineral em banho-maria. Esfregue a mistura quente em quaisquer fendas ou rachaduras com um pano limpo para selá-las.

Estilos de balcão de madeira

Polido Tradicional

Com suas cores ricas e perfil de borda extravagante, este topo de ilha brilhante parece em casa com um backsplash de mármore e faixa de cobre.

Semelhante ao mostrado: iroko de 2 polegadas, cerca de US $ 153 por pé quadrado;

Organic Classic

Feito a partir de espécies variadas, este balcão exclusivo celebra a beleza natural da madeira.

Semelhante ao mostrado: bloco de açougueiro de cereja, bordo e mogno de grão final de 2 polegadas, cerca de US $ 250 por pé quadrado;

Casa de Campo Moderna

O bambu oferece armários de cores claras e toques atualizados.

Mostrado: topo da ilha pré-fabricada de parquet caramelizado de 1½ polegada, cerca de US $ 26 por pé quadrado, e mesa de painel pré-fabricado de grão vertical de ¾ polegada, cerca de US $ 17 por pé quadrado;

Artesão atualizado

Armários simples e robustos em cores ricas e terrosas pedem um topo de ilha de madeira de cores neutras e aconchegantes.

Semelhante ao mostrado: faia de grão de borda de 1½ polegada, cerca de US $ 78 por pé quadrado; Bancadas de madeira da herança;

Quinta renovada

O grão firme e uma tonalidade avermelhada robusta fazem do balcão e backsplash cereja um ponto focal em um espaço lavado com branco.

Semelhante ao mostrado: tampo pré-fabricado pré-fabricado de cereja americana com grão de borda de 1½ polegada, cerca de US $ 300;

Rústico e Eclético

Vigas de piso de abeto recuperadas e reaproveitadas como um topo de prancha adicionam personalidade a um espaço que combina elementos industriais e do velho mundo.

Semelhante ao mostrado: abeto recuperado de 2½ polegadas, cerca de US $ 60 por pé quadrado;

Post criado 269

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo