Como um incêndio em casa se espalha

Leva apenas 30 segundos para uma pequena chama se transformar em um incêndio com risco de vida totalmente desenvolvido. Dividimos a sequência de eventos em um incêndio típico de uma cozinha para mostrar como a devastação pode se espalhar rapidamente.

Em apenas 30 segundos, uma pequena chama pode se tornar um grande incêndio que destrói uma casa e ameaça a vida de suas pessoas. De acordo com Glenn Gaines, o adjunto do administrador de bombeiros dos Estados Unidos, os incêndios matam mais americanos a cada ano do que todos os desastres naturais nos Estados Unidos juntos. E mesmo se indivíduos forem poupados, o fogo pode custar dezenas a centenas de milhares de dólares em danos à propriedade – até US $ 50.000 para reconstruir uma cozinha em chamas.

O que é mais alarmante é que os incêndios domésticos se tornaram mais perigosos e devastadores recentemente por causa da inflamabilidade dos materiais da casa. Trinta anos atrás, você tinha em média cerca de 14 a 17 minutos para escapar de um incêndio em uma casa, de acordo com o Diretor de Segurança do Consumidor John Drengenberg do Underwriters Laboratories (UL). “Hoje, com a prevalência de materiais sintéticos em casa, os ocupantes têm cerca de 2 a 3 minutos para sair”, disse Drengenberg. Os testes de incêndio conduzidos pela UL descobriram que uma casa com móveis em sua maioria de base sintética pode ser totalmente envolvida em menos de 4 minutos.

Então, o que acontece nos primeiros minutos de um incêndio que permite que ele vá de controlável para fora de controle? Esta Casa Antiga detalhou a sequência de eventos em um incêndio típico de cozinha para mostrar a rapidez com que a devastação pode se espalhar e como as altas temperaturas podem chegar. Acompanhe para saber como você pode proteger melhor sua casa, seus entes queridos e sua própria vida.

Fogo na cozinha: ignição

Nosso exemplo de incêndio doméstico começa no fogão, uma vez que os fogos para cozinhar respondem por quase metade (44 por cento) de todos os incêndios domésticos. Alguns segundos é tudo o que leva para uma panela ou panela ferver até a borda, derramando o conteúdo de óleo inflamável diretamente na chama de cozinha ou no queimador elétrico incandescente. Em alguns centésimos de segundo, a gordura ou outras substâncias gordurosas se transformam em chamas. O ponto de inflamação de muitos óleos de cozinha comuns é em torno de 600 graus F, mas quando os queimadores a gás ou elétricos são colocados no alto, as temperaturas podem se aproximar de 1000 graus F.

Quão rápido um incêndio se espalha

Primeiros 30 segundos

Segundos depois de um incêndio, o fogo se espalha facilmente. Respingos de graxa ou resíduos de óleo em um fogão sujo irão pegar fogo, fazendo com que as chamas se propaguem por todo o fogão. Resíduos de óleo em utensílios de cozinha também pegam fogo e outros combustíveis como toalhas de papel, embalagens de papel ou papelão e panos de prato secos próximos começarão a arder ou queimar. A fumaça – um coquetel mortal de gases quentes, incluindo dióxido de carbono, monóxido de carbono, vapor d’água, sulfeto de hidrogênio e hidrocarbonetos não queimados (isto é, cinza ou fuligem) – sobe das chamas com o ar aquecido.

Extinguir o fogo agora é crucial: não tente mover a panela ou frigideira – você corre o risco de se queimar e espalhar o fogo pela sala. E nunca jogue água no fogo para cozinhar; isso só vai espalhar as chamas gordurosas. Em vez disso, cubra a panela com uma tampa ou assadeira para privar o fogo de oxigênio e apagar as chamas.

30 segundos a 1 minuto

À medida que o fogo fica mais alto e mais quente, mais objetos e móveis inflamáveis ​​se acenderão por causa das chamas, incluindo armários e bancadas de madeira, papel de parede, cestos suspensos e cortinas. Com o fogo se movendo além do fogão e outras áreas começando a queimar, uma nuvem mais densa de ar quente e fumaça sobe e se espalha pelo teto.

Se você ainda estiver na sala, esse ar quente e enfumaçado pode queimar instantaneamente o interior de suas vias respiratórias. Além disso, os incêndios geram gases altamente tóxicos, incluindo monóxido de carbono e cianeto de hidrogênio (criados quando o isolamento, tapetes, roupas e plásticos queimam). Apenas duas ou três respirações e você pode desmaiar.

1 minuto a 2 minutos

À medida que as chamas se intensificam, a fumaça e o ar quente que saem do fogo estão a mais de 190 graus F. O calor do fogo irradia para outras partes da cozinha, aquecendo mesas, cadeiras, prateleiras e livros de receitas.

A nuvem quente de fumaça se adensa e se aprofunda abaixo do teto. Os níveis de cianeto e monóxido de carbono aumentam constantemente: em 3.400 partes por milhão (níveis típicos em incêndios em salas fechadas), o tempo de sobrevivência é reduzido para menos de um minuto. O envenenamento por monóxido de carbono causa mais mortes relacionadas ao fogo do que qualquer outro produto tóxico da combustão.

Quando a camada de fumaça desce até a parte superior de uma porta, uma janela aberta ou um respiradouro, ela rapidamente sai da sala. Em seguida, a fumaça venenosa e o ar aquecido percorrem os corredores e sobem as escadas até o segundo andar.

2 minutos a 3 minutos

O fogo consome armários de cozinha, bancadas de madeira e prateleiras com recipientes de armazenamento de plástico e produtos secos, como caixas de papelão de cereais, biscoitos e biscoitos. Mais e mais calor é gerado. A temperatura na camada superior de gases quentes sobe para 400 graus F – quente o suficiente para matar pessoas. Para agravar o calor, há uma nuvem de fumaça muito densa pairando a poucos metros do chão. Também pode incluir componentes mais tóxicos como arsênio (usado como conservante de madeira) e chumbo (de tinta velha), bem como irritantes como amônia, óxidos de nitrogênio, cloreto de hidrogênio e isocianatos.

O fogo agora pode se espalhar por dois caminhos: contato direto da chama ou por autoignição, a temperatura na qual os objetos explodem espontaneamente em chamas, sem serem tocados pelas chamas. As temperaturas de autoignição de madeira dura e macia usadas em móveis e construção de casas caem entre 595 graus F e 739 graus F.

3 minutos e 30 segundos: Flashover!

Em apenas 3½ minutos, o calor do incêndio de uma sala pode chegar a 1100 graus F. Quando isso acontece, ocorre um flashover. Tudo na sala explode em chamas – mesa de jantar de madeira, cadeiras de madeira e estofadas, livros de receitas, cortinas e decorações de parede. O oxigênio na sala é virtualmente sugado (usado durante a combustão rápida); as janelas de vidro se estilhaçam. Bolas de fogo e chamas disparam pelas janelas e portas. O andar de cima se enche de fumaça espessa, quente e nociva e a escada fica intransitável. Quando você tem flashover em uma sala, as temperaturas podem chegar a até 1.400 graus F – agora, todas as outras salas da casa estão seriamente em risco.

3 minutos, 30 segundos a 4 minutos

As chamas entram pela porta da sala vizinha, colocando fogo no carpete e nos móveis estofados. Sintéticos como poliuretano e espuma de poliéster em sofás, travesseiros e tapetes liberam uma quantidade enorme de calor. A temperatura acima do sofá sobe rapidamente para 500 graus F. De volta à cozinha, o incêndio penetrou na parede e no teto e as chamas viajam rapidamente através de poços verticais estruturais invisíveis nas paredes internas e poços horizontais entre os pisos. O fogo se espalha para o segundo andar.

4 a 5 minutos

As chamas são visíveis da rua: elas viajam para fora da casa através da porta e das janelas quebradas e para as janelas abertas do segundo andar. Resgatar alguém ainda preso no segundo andar pode ser impossível.

À medida que o fogo na sala de estar se intensifica, o quarto pisca. O tipo de material de construção usado para construir sua casa influenciará a gravidade dos danos. Sintéticos como poliuretano, poliestireno e PVC usados ​​em colas, isolamento e encanamento se auto-inflamam em temperaturas entre 850 e 1075 graus. A 1000 graus F, as placas de aço usadas em treliças de telhado projetadas começarão a se dobrar e perderão 40% de sua capacidade de carga. Casas mais novas construídas com madeira projetada podem sofrer colapso do piso em apenas 6 minutos. O colapso do telhado pode ocorrer logo em seguida, em um incêndio fora de controle.

Ação de bombeiro

Se as chamas forem visíveis do lado de fora quando os bombeiros chegam, eles imediatamente partem para uma estratégia de ataque agressiva, tentando verificar se ainda podem salvar vidas com segurança. Em seguida, eles direcionam a água para extinguir o incêndio no centro do fogo. A água resfria simultaneamente os resíduos em chamas (temperaturas mais baixas significam menos gases inflamáveis ​​sendo gerados) e pode limitar a capacidade do oxigênio de alimentar o fogo. Os bombeiros, em média, usam quase 3.000 galões de água em um incêndio doméstico. Os bombeiros também podem exalar fumaça quente e gases quebrando as janelas do andar de cima ou abrindo um buraco no telhado. Eles também podem usar produtos químicos secos para retardar a propagação do fogo e extinguir as chamas.

As consequências de um incêndio em uma casa

Danos à propriedade extensos estendem-se a toda a casa. Mesmo em salas intocadas pelas chamas, o alto calor amoleceu o vidro das janelas, derreteu o plástico, causou bolhas na pintura e carbonizou a madeira. A maioria dos eletrodomésticos é uma combinação de metal e plástico; portanto, mesmo que ainda estejam de pé, é provável que estejam arruinados, com as entranhas derretidas e destruídas sem possibilidade de reparo. E depois que as chamas são extintas, o perigo ainda se esconde: muitos dos plásticos e materiais sintéticos queimados ou derretidos em sua casa continuarão a produzir toxinas gasosas. Não é seguro para ninguém entrar na estrutura. Da mesma forma, fraquezas invisíveis na estrutura ainda podem causar colapso.

Voltando para casa

Se sua casa será habitável ou não após um grande incêndio dependerá de muitos fatores, e você precisará obter permissão do Corpo de Bombeiros para entrar novamente em sua casa. Madeira queimada ou instável na estrutura precisará ser substituída. Depois de um grande incêndio, a parede seca fica desidratada e esfarelada e precisa ser substituída. Dadas as altas temperaturas de grandes incêndios, a maioria, senão todos, os móveis domésticos podem ficar inutilizáveis.

Os danos da fumaça serão graves – partículas podem permear tudo (especialmente roupas e tecidos) e o odor fétido é difícil de remover. Mesmo os itens intocados no armazenamento estão em risco. A água das mangueiras de incêndio pode causar mais danos à estrutura, fundação e móveis: o mofo pode crescer rapidamente em áreas molhadas ou úmidas. A cinza e a fuligem podem aderir ao chão, paredes e móveis e causar danos adicionais devido aos subprodutos cáusticos presentes nos materiais queimados. Espere precisar de semanas, senão meses, para fazer limpeza e conserto antes de poder trazer sua família para casa.

Post criado 269

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo