O dia em que seus armários prontos para montar chegam é emocionante – mas pode ser facilmente opressor. Veja como gerenciar tudo isso.
Quando seus armários prontos para montar (RTA) chegarem em sua casa, esteja preparado para um monte de caixas; decidir com antecedência para onde irão no dia da entrega. Construir uma cozinha com armários RTA é um trabalho fácil de fazer você mesmo que não requer ferramentas especiais. Continue lendo para aprender como facilitar a montagem do gabinete RTA.
4 Dicas para Montagem de Armários RTA
1- Prepare-se para a entrega
Certifique-se de que alguém estará em casa para receber todas as caixas. Reserve um tempo para a tarefa de fazer o inventário: há uma janela de cerca de cinco dias após a entrega para notificar o fabricante do gabinete sobre qualquer produto danificado, portanto, cada caixa precisará ser aberta. Tire fotos de qualquer dano e anote as peças que faltam. Se os gabinetes não forem montados imediatamente, guarde-os de forma que fiquem protegidos de flutuações extremas de temperatura – dentro, se possível.
Dica profissional do TOH: “Pergunte ao fabricante quanto tempo você tem para relatar uma peça danificada depois de aceitar a entrega. Você não quer ficar preso com uma porta de armário ou gaveta amassada porque esperou muito para inspecionar cada caixa.” — Tom Silva, empreiteiro geral
2- Organize-se
É mais fácil e rápido montar armários semelhantes ao mesmo tempo, então classifique-os por tipo: superior com superior e inferior com inferior. A construção do gabinete entre as caixas semelhantes não muda muito com base no tamanho, portanto, um gabinete de base estreita se junta da mesma forma que um gabinete de base larga para uma pia. É útil assistir a um tutorial em vídeo antes de começar. E tenha paciência: você vai ficar mais rápido a cada gabinete.
3- Reúna suas ferramentas
Os fabricantes de RTA projetam gabinetes para serem montados com ferramentas básicas, como uma chave de fenda multibit ou uma chave hexagonal; leia as instruções de montagem para garantir que você tenha o que é necessário. Resista à tentação de acelerar a montagem usando uma chave de impacto, que pode descascar os parafusos facilmente.
Se estiver usando uma furadeira/chave de fenda, ajuste a embreagem para evitar que ela domine os fixadores e considere comprar uma broca hexagonal para aumentar a eficiência. Armários que requerem adesivo, como os feitos de peças Conestoga, contam com cola de carpinteiro amarela; um grampeador ou pregador de alfinetes também pode ser necessário para prender algumas peças.
Um martelo de borracha que não estraga é uma boa maneira de juntar as partes da caixa sem arranhá-las. Durante a construção, pode ser tentador tomar medidas extras para reforçar o gabinete, mas essa abordagem pode sair pela culatra: “A menos que sejam especificamente solicitados, não adicione brads, grampos ou cola ao montar os gabinetes – você anulará a garantia dessa forma ”, diz o construtor de casas TOH Charlie Silva.
4- Configure uma área de trabalho
Fica mais fácil montar os armários no mesmo cômodo onde serão instalados – se a cozinha já estiver demonstrada, o ideal é. Trabalhar em uma mesa na altura da cintura em vez de no chão é mais eficiente e confortável, mas lembre-se de que os armários totalmente montados podem ser grandes e pesados para mover. Coloque algo macio, como um cobertor móvel, para evitar arranhar os armários enquanto trabalha. Depois que uma caixa for construída, marque-a com um marcador em um pedaço de fita adesiva e correlacione-a com o layout impresso da cozinha.
Aparências personalizadas para armários IKEA
A compra de portas e gavetas de armários de reposição não é novidade – vários varejistas as fabricam para caixas existentes. Mas os componentes dos armários da IKEA podem ser adquiridos à la carte – o que significa que os proprietários podem comprar caixas de armários na loja sueca e personalizar a aparência encomendando portas e frentes de gaveta de outra empresa.
As portas chegam pré-perfuradas para as dobradiças da IKEA e as gavetas são projetadas para caber nas caixas; as opções incluem materiais de alta qualidade, como carvalho branco e acabamentos metálicos especiais de alto brilho. Embora as portas de sobreposição total e as frentes das gavetas cubram completamente as caixas de armário sem moldura da frente, pode ser necessário solicitar painéis finais e pontas dos dedos para obter uma aparência coesa.
Conselho profissional para instalar armários
Para aumentar ainda mais o orçamento, considere instalar você mesmo os gabinetes RTA. Em geral, o processo é o mesmo dos armários tradicionais (embora a IKEA ofereça seu próprio sistema de presilhas de metal). Aqui, os especialistas em TOH compartilham suas principais dicas.
Acesse as paredes e pisos
Se os armários antigos foram instalados corretamente, com as faces alinhadas e as portas aprumadas, remova-os lentamente, observando onde estão os calços no chão e na parede. Isso dá pistas sobre onde podem estar os pontos altos e baixos.
Com pisos instáveis mais de 1 polegada fora do nível, uma opção é aparafusar os trilhos das tiras de preenchimento paralelas à parede para que todos os armários da base fiquem sobre eles e fiquem nivelados. “Mas, na maioria das vezes, é mais rápido calçar os gabinetes da base conforme você avança”, diz Charlie Silva.
Use os parafusos certos
“Um armário cheio de pratos e tigelas é muito pesado”, diz Tom Silva. “A menos que você queira que tudo desmorone, use parafusos de deck de 2 1 ⁄ 2 polegadas com arruelas ou parafusos de gabinete de cabeça redonda. Eles são mais fortes e fornecem melhor suporte do que os parafusos comuns para deck ou drywall.
Instale os armários superiores primeiro
Seguir esta ordem significa que você não terá que se inclinar sobre armários baixos volumosos enquanto trabalha. “Você não precisa de muitas ferramentas sofisticadas, mas se estiver trabalhando sozinho, usar um macaco para manter os cabedais no lugar enquanto os prende pode tornar sua vida muito mais fácil”, diz Tom. Use um grampo para unir o segundo cano ao primeiro e mantenha-os nivelados enquanto os aparafusa.
Depois de instalar dois gabinetes um ao lado do outro, coloque um nível de bolha em suas faces para garantir que estejam nivelados. Ajuste para qualquer curvatura na parede atrás dos gabinetes afrouxando os parafusos da parede, calçando a parte de trás do gabinete e reapertando os parafusos.
Lide com os armários baixos de forma diferente
Tom recomenda esta abordagem de economia de tempo para lidar com os gabinetes básicos: “Gostamos de colocá-los de costas e prender uma parede de gabinetes básicos juntos, formando uma caixa longa”, diz ele. Ele une as caixas com parafusos de cabeça chata de 1 1 ⁄ 4 polegadas e, em seguida, ele e um ajudante levantam o conjunto para colocá-lo no lugar.