Planejando uma pérgola: o que saber antes de instalar uma

Esta estrutura ao ar livre versátil pode definir uma sala ao ar livre, fornecer sombra leve e adicionar privacidade enquanto melhora a aparência da sua casa. Veja o que considerar ao adicionar um

Seja anexado à casa ou independente, coberto de videiras ou limpo e moderno, uma pérgola é um recurso arquitetônico que proporciona uma sensação bem-vinda de recinto ao ar livre, esculpindo um refúgio convidativo que permite a entrada de ar fresco, brisas suaves e luz solar manchada.

“Uma pérgola cria uma sensação de lugar e prepara o cenário para relaxar e entreter”, diz o empreiteiro paisagista da TOH Jenn Nawada.

O que é uma pérgola?

Em sua forma mais básica, uma pérgola consiste em postes encimados por vigas e caibros, com proporções do tamanho de uma sala e pé direito de 8 a 12 pés. Situado em um deck ou pátio e conectado à casa, pode definir uma área conveniente para refeições ao ar livre ou proteger uma cozinha externa dos elementos.

Ancorado no pátio, ele pode enquadrar uma área de estar com fogueira, abrigar espreguiçadeiras à beira da piscina, criar um destino de jardim ou servir como passagem de uma sala de jardim para outra. Seja um projeto de bricolage ou uma instalação personalizada, há uma grande variedade de materiais, estilos e extras para escolher. Veja como planejar um projeto de pérgola.

Considerações materiais para uma pérgol

Uma pérgola se integrará perfeitamente à sua casa se ecoar a arquitetura de sua casa. Basta escolher a aparência e o nível de manutenção certo para você.

MADEIRA

Prontamente disponível em home centers e serralherias, a madeira pode ser usada para criar uma ampla variedade de estilos, do rústico ao moderno, e é fácil de reparar. As espécies disponíveis dependem da sua localização e incluem pinho tratado sob pressão de baixo custo; cedro durável, pau-brasil e abeto de Douglas; e belas madeiras tropicais, como mogno e ipê, que também podem ser enroladas em madeira tratada com pressão.

Evite pintar a madeira, pois ela acabará descascando e se tornará uma dor de cabeça de manutenção, especialmente se você cultivar trepadeiras em sua pérgola. A mancha sólida é uma escolha melhor, mas irá desbotar e exigirá uma nova pintura a cada poucos anos.

Para ajudar a proteger a madeira não revestida da umidade e dos danos causados ​​pelos raios UV, aplique um protetor transparente como o Ultra Premium Red Label Penetrating Oil Finish da Penofin (penofin.com), feito de óleo de pau-rosa brasileiro, pelo menos a cada dois anos.

Vinil

O vinil tubular oco está disponível na forma de kits de pérgola prontos para montar e oferecido semi-personalizado por algumas empresas de cercas, empreiteiros de paisagismo e fornecedores de pérgulas on-line. É de baixo custo e nunca precisa de pintura ou coloração, e a única manutenção que requer é a lavagem, pelo menos uma vez por ano.

Mas seu acabamento brilhante distinto significa que não consegue replicar a aparência da madeira. E se ficar danificado, não pode ser reparado; ele precisará ser substituído por uma peça correspondente, que pode ser difícil de obter. Por esse motivo, é uma boa ideia comprar peças extras, como caibros.

PVC Celular e Compósitos

Esses dois produtos feitos pelo homem oferecem os benefícios de baixa manutenção do vinil, mas com uma aparência fosca que mais se parece com a madeira.

O PVC celular (cloreto de polivinila) é o vinil que foi preparado com ar. Os compósitos combinam fibras de madeira com resinas plásticas. Ambos são extrudados para formar membros sólidos que podem ser cortados e moldados como madeira. No entanto, eles não são tão fortes quanto a madeira, então alguns produtos são reforçados com um núcleo de tubos de alumínio.

O PVC celular vem apenas na cor branca; os compostos estão disponíveis em uma variedade de opções de cores. Infelizmente, ambos podem ser difíceis de obter em grandes dimensões para vigas e postes, a menos que você esteja comprando um kit.

Metal

As pérgulas de metal estão disponíveis como kits prontos para montar ou podem ser fabricadas sob medida em uma oficina de metal. As pérgulas de alumínio e aço de baixa manutenção têm um visual moderno, nunca apodrecem e praticamente não requerem manutenção.

Normalmente revestido a pó, o alumínio vem em uma ampla gama de cores. O aço pode ser revestido a pó ou galvanizado, ou feito de uma liga que não requer revestimento protetor – seja aço inoxidável ou aço Corten (também conhecido como aço resistente às intempéries).

O aço corten desenvolve uma camada de ferrugem à medida que é exposto aos elementos, o que realmente aumenta sua durabilidade e oferece uma aparência rústica marcante, embora possa deixar manchas ao longo de suas linhas de gotejamento à medida que oxida. Postes e vigas de aço são frequentemente combinados com vigas de madeira para uma aparência industrial.

Quais são as partes de uma pérgola?

Uma pérgola é definida por sua forma simples e funcional, composta pelas seguintes partes.

  • Post — normalmente 6×6 ou 8×8
  • Viga — 2×10s emparelhados podem ser fixados em ambos os lados do poste (mostrado); 4×10s, 6×10s ou 8×12s únicos podem ser usados ​​para uma aparência de estrutura de madeira
  • Viga — do mesmo tamanho ou ligeiramente menor que as vigas
  • Terça – opcional, geralmente menor que as vigas e espaçadas para adicionar sombra
  • Suporte de canto — opcional ; corre diagonalmente entre um poste e uma viga para adicionar suporte extra

Maneiras de ancorar uma pérgola

Os postes de uma pérgola precisam suportar o peso da estrutura – incluindo trepadeiras ou iluminação de destaque pendurada no topo – enquanto também suportam tesouras de vento e geadas que podem levantá-las do chão. É por isso que apenas anexar uma pérgola a um pátio de concreto existente com suportes de metal não é a melhor abordagem.

“Uma laje de concreto ou pátio de pavimentação não é projetado para lidar com cargas verticais e provavelmente rachará”, diz David Doyle, diretor da Summit Outdoor Living em Fort Collins, CO. Aqui estão as melhores maneiras de prender os postes em terra firme.

Fácil de fazer: concreto e pedra britada

A técnica clássica de colocação de postes – e também a mais simples e acessível – é um buraco preenchido com concreto. Os postes devem ficar abaixo da linha de geada em sua área, para explicar o deslocamento do solo à medida que congela.

Para ajudar a mitigar o pós-podridão, deite e aperte um leito de 4 polegadas de agregado graúdo no fundo do buraco. A pedra britada é típica, mas tem arestas afiadas que se entrelaçam quando compactadas, então o empreiteiro geral da TOH, Tom Silva, recomenda a pedra de ervilha – ela não se encaixa e drena melhor como resultado.

Se você preferir evitar a bagunça de misturar concreto e esperar que ele cure, a espuma de poste é outra opção. “É um produto de duas partes: você quebra o lacre entre os dois lados da embalagem, sacode e joga no buraco”, diz Tom. Ele expande e trava o poste no lugar em segundos – tão rápido que você precisa já ter o poste apoiado, aprumado e nivelado

Bom em áreas de lençol freático alto: Bases de concreto

Estes mantêm os postes fora do solo e longe de danificar as águas subterrâneas. Existem tubos de papelão projetados para despejá-los, mas formas plásticas cônicas são melhores escolhas – suas superfícies lisas reduzem o congelamento, um processo que faz com que o solo congelado adere e pressione as laterais de um poste, potencialmente afrouxando-o, diz o Dr. Alan Lutenegger , professor emérito de engenharia da Universidade de Massachusetts Amherst.

Coloque seu formulário no buraco cheio de pedra, preencha-o ao redor, preencha-o com concreto e cubra-o com um suporte de poste colocado no concreto úmido. As bases podem terminar no nível do solo ou subir alguns metros e ser cercadas por tijolos ou pedras.

Uma economia de tempo, mas mais caro: pilares de concreto pré-moldado

Uma alternativa à mistura de concreto, os pilares pré-moldados são construídos em uma única peça ou em seções de concreto empilháveis ​​que se prendem com uma haste rosqueada que passa por seus centros.

Pub

As bases são colocadas em buracos preenchidos com pedra compactada, e os postes da pérgola são fixados em placas de metal no topo dos pilares. Embora o custo dos materiais para pilares pré-moldados possa ser três vezes maior que o das sapatas vazadas, eles economizam muito tempo.

Sem necessidade de escavação: Parafusos de aterramento

Feito de um tubo de cerca de 3 a 4 1/2 polegadas de diâmetro e 5 pés de comprimento, este fixador galvanizado rosqueia no chão como um parafuso de madeira auto-roscante. Ele fornece um aperto firme sem qualquer perturbação para o quintal.

Você precisará de um empreiteiro experiente para instalar os parafusos usando um motor hidráulico de baixa velocidade e alto torque projetado para o trabalho, que não leva mais de um minuto por parafuso.

“Os parafusos de aterramento superam qualquer uma das opções de concreto ou espuma e são removíveis se você quiser levar a pérgola com você quando se mudar”, diz Lutenegger. “Mas eles não são uma boa escolha em climas frios, porque o parafuso pode ser desalojado pelo adfreeze se não for afundado o suficiente.”

Opções de pérgola DIY

Kits de pergolados

Se você não precisa de um tamanho ou visual personalizado, comprar uma pérgola como um kit simplificará muito o trabalho. Tudo é pré-cortado e pré-perfurado, e o hardware é fornecido – tudo o que você faz é montar as peças. Além disso, os kits vêm em uma variedade de materiais que, de outra forma, seriam difíceis de obter para uma pérgola de bricolage, incluindo alumínio, aço, composto e vinil.

Marcas como Toja Grid e Backyard Discovery estão disponíveis em home centers e geralmente variam de 8 por 8 pés a 16 por 12 pés e de cerca de US $ 1.000 a US $ 8.000, dependendo do tamanho e dos materiais usados.

Os kits personalizáveis ​​podem ser adquiridos de uma empresa de cercas ou fornecedor especializado; A Walpole Outdoors, por exemplo, oferece kits de PVC celular em tamanhos personalizados a partir de US$ 8.400 ( walpoleoutdoors.com ).

Ferramentas de planejamento on-line

Para obter ajuda para construir sua própria pérgola, confira Simpson Strong-Tie’s Pergola Planner ( strongtie.com ), uma ferramenta online que permite projetar uma pérgola de madeira e ver uma renderização 3D dela em seu quintal.

A empresa vende chapas, tiras e cabides robustos que simplificam o processo de construção; eles vêm em estilos contemporâneos ou Mission e dão um aspecto industrial à pérgola. A OZCO Building Products ( ozcobp.com ) também fabrica suportes de pérgola de metal com aparência robusta.

Anexando uma pérgola à sua casa

A fixação de uma pérgola na casa integra-a à arquitetura e permite um fluxo interno-externo ideal. O código exige que uma pérgola anexada seja presa à viga de aro do segundo andar, o membro de estrutura que fica no topo da parede e segura as vigas do piso. Pode não ser possível anexar uma pérgola se o seu quintal for inclinado ou se a casa tiver apenas um andar.

Uma pérgola anexada pende de uma placa de livro que é presa à viga do aro com parafusos de travamento ou parafusos estruturais. Para garantir que o livro não permita que a água atinja o revestimento e promova a podridão, o revestimento é removido da área (será remendado posteriormente) e uma barreira resistente à água (WRB) é aplicada sobre o revestimento exposto.

Esta membrana de barreira, que sela em torno dos parafusos para evitar que a água atinja a estrutura da casa, é então coberta com rufos metálicos, para proteger o WRB do sol.

Tom geralmente instala seus livros com espaçadores – arruelas de plástico pretas que ficam entre o livro e a viga da borda. Eles criam uma lacuna de ½ a 5/8 de polegada para que a água escoe e o ar circule. O WRB e o flash de metal também cobrem a área logo abaixo do ledger. Ao substituir o revestimento sob a pérgola, certifique-se de que suas bordas superiores se sobreponham à membrana e sejam sobrepostas pelo rufo.

Dicas para adicionar vegetação à sua pérgola

Cobrir sua pérgola com plantas e flores reduz a temperatura por baixo – não apenas por causa do aumento da sombra, mas porque as plantas resfriam o ar à medida que a umidade evapora de sua folhagem. Aqui está o conselho de Jenn para o sucesso crescente:

  • Oferecer suporte. Configure uma grade de arame ou treliça de madeira para dar às trepadeiras, como glicínias, videiras e buganvílias, algo para crescer.
  • Considere uma parede de plantas. Para filtrar visualizações indesejadas, aumentar a sensação de fechamento ou apenas adicionar um toque exuberante, crie uma tela verde. Instale treliça de madeira resistente ou trilhos de cabo de aço inoxidável entre os postes de madeira; então plante trepadeiras ao longo do fundo e teça-as para cima e para baixo à medida que crescem.
  • Mantenha as trepadeiras sob controle. Produtores agressivos que aderem por meio de ventosas (como trepadeira da Virgínia e figueira rasteira) ou com raízes aéreas (como hortênsia trepadeira, euonymus e trepadeira) podem danificar a madeira – e a casa, se crescerem nela. “Estas trepadeiras de crescimento rápido atingem a cobertura rapidamente, mas não param de crescer depois de cobrir a pérgola”, diz Jenn. “A poda de manutenção regular é essencial.”

Atualizações agradáveis

Considere estes complementos para aumentar o conforto e a função do seu retiro de pérgola.

Medidas de privacidade
Para proteger olhares indiscretos e filtrar linhas de visão indesejadas:

Para bloquear a vista da rua ou dos pátios vizinhos, exibir vistas desagradáveis ​​e criar privacidade, adicione um componente vertical à pérgola. Isso pode ser tão simples quanto cortinas de tecido, uma treliça de madeira arejada, uma parede de ripas ou uma grade de arame envolta em trepadeiras.

Luzes, ventiladores e muito mais
Para adicionar eletricidade:

Sistemas de iluminação movidos a energia solar e ventiladores de teto são de baixa voltagem e, portanto, fáceis de fazer, mas não oferecem quase a potência – ou tempo de execução ilimitado – de luminárias com fio. Para uma gama completa de iluminação, ventiladores, aquecimento, sistemas de som e tomadas, chame um eletricista licenciado.

A fiação deve ser envolta em conduíte galvanizado – e pode sair através do livro em uma pérgola anexada ou do chão atrás de um poste. De lá, o conduíte pode ficar fora de vista no topo das vigas, com a fiação do dispositivo perfurada – ou toda a fiação pode ser escondida dentro de ranhuras em madeira coberta com painéis de madeira.

Cortinas móveis
Para ter sombra quando precisar e mais sol quando quiser:

Usar vigas maiores ou mais, adicionar terças ou cultivar trepadeiras densas no topo aumentará a sombra sob sua pérgola, mas para realmente bloquear o sol do meio-dia, você precisará de tons de tecido.

Estas podem ser velas de sombra triangulares fixas ou retângulos de tecido esticados de poste a poste; outra opção são as cortinas retráteis que ficam sob as vigas ou são feitas sob medida para caber dentro de cada baia de vigas e podem ser ajustadas manualmente ou são motorizadas e operadas por controle remoto. Para o sol entrando sob o telhado da pérgola, o que pode ser um problema no início e no final do dia, tente cortinas de madeira, cortinas ou toldos.

Controle climático
Se um ventilador de teto não for suficiente:

Um sistema de nebulização do pátio conectado à irrigação do seu quintal – e à sua fonte de alimentação doméstica – pode enviar gotículas de água em aerossol do topo da pérgola. A névoa é tão fina que evapora antes de atingir o solo ou as pessoas sob a pérgola e pode diminuir a temperatura do ar em até 30 ° F. O efeito é diminuído, no entanto, em dias muito úmidos.

Post criado 264

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo