Uma horta caseira útil e produtiva é mais popular do que nunca. Planejado e construído corretamente, ele pode até melhorar a aparência da sua casa. Veja como um profissional cumpre todos os aspectos – e você também pode.
Na busca por uma safra abundante de vegetais, muitas vezes a estética de um jardim comestível cai no esquecimento. Para Nicole Burke, fundadora da Rooted Garden , uma empresa que projeta, instala e mantém jardins comestíveis dentro e ao redor de Houston, a espinha dorsal da horta moderna é uma série de canteiros elevados, equipados com treliças e caminhos de cascalho, que contribuem para ambos sua beleza e utilidade.
Inspirada no clássico potager francês, que tece comestíveis com ornamentais em um desenho que complementa a casa, ela quer que seus jardins convidem a passear para um visual melhor. Afinal, quanto mais convidativo o jardim, maior a probabilidade de você gastar tempo colhendo e mantendo-o. Burke tem a missão de tornar a jardinagem mais fácil e atraente, para que mais pessoas cresçam. Para esse fim, ela também ministra cursos on-line ( gardenary.com ) e recentemente destilou o que aprendeu em quase sete anos trabalhando com proprietários de casas – e construindo mais de 300 jardins – em um livro, Kitchen Garden Revival.
“Percebi que há esse estigma em torno do cultivo de alimentos”, diz ela sobre o plano passo a passo que apresenta para criar uma horta comestível que seja tão atraente quanto abundante. “Enquanto todos os outros aspectos da paisagem eram bonitos, muitos proprietários não achavam que as hortas fossem, então decidi desfazer isso e torná-lo a parte mais bonita da paisagem.”
O estilo acessível da autodidata Burke vem em parte de ter aprendido com alguns dos mesmos erros de novata que ela viu clientes cometerem – desde encher canteiros com solo pobre, o que só leva a muito tempo gasto na solução de problemas mais tarde, até não nivelar canteiros de antemão, depois assistir a uma tempestade levar as sementes recém-plantadas até os cantos mais baixos.
O que você precisa saber para projetar uma horta
À frente: os principais ingredientes da receita de Burke para o sucesso da jardinagem e as lições aprendidas em seus anos nas trincheiras.
Passo 1: Encontre o sol
Desde um local conveniente perto da casa até o acesso à água, um jardim tem um punhado de requisitos do local; o principal deles é a luz solar. Quando Burke entra em uma propriedade, ela encontra o sul em sua bússola de smartphone (ou o aplicativo Sun Seeker) e identifica estruturas entre esse ponto e o caminho do sol. O melhor local é aquele com poucas interrupções — árvores, uma casa, um galpão, até arbustos — entre ele e o céu do sul.
Horas de luz solar necessárias a cada dia
- Folhas verdes: 3 a 6 horas
- A maioria das ervas: 5+ horas
- Feijão, ervilha, raízes: 6 horas
- Pimentas: 6+ horas
- Tomates: 8+ horas
Passo 2: Determine o tamanho
Compreender a quantidade de sol que o seu jardim recebe provavelmente o levaria a se perguntar o tamanho da sua horta. Para determinar a metragem quadrada, Burke geralmente pergunta aos proprietários quantas pessoas moram na casa e planejam cuidar do jardim e se gostam de saladas. Sua regra geral é colher o equivalente a uma salada de vegetais a cada 30 a 45 dias de cada metro quadrado do jardim.
Se o espaço permitir, ela gosta de começar a maioria dos jardineiros com cerca de 200 pés quadrados de espaço de cultivo, ou seis canteiros elevados de 4 por 8 pés cada. Suponha que você gaste cerca de 90 segundos para manter cada metro quadrado de espaço de cultivo por semana, então esses 200 metros quadrados significam aproximadamente 5 horas de manutenção semanal durante a estação de crescimento. Para gratificação rápida, as plantas herbáceas podem ser colhidas imediatamente e as verduras e rabanetes 25 a 30 dias após o plantio.
Passo 3: Trace seu plano
Esboçar um jardim no papel é um ótimo primeiro passo; em seguida, Burke incentiva os proprietários a levar o plano para fora. Marcar o tamanho e a localização das camas pode ajudá-lo a fazer ajustes no design antes de solicitar materiais a granel. Usando tinta spray, estacas de madeira, barbante e fita métrica, marque o perímetro proposto e cada um dos canteiros.
- Dirija as estacas. Com uma marreta ou martelo, afunde uma estaca de madeira em cada canto para representar o chão do jardim. Conecte essas estacas com tinta spray ou barbante. Em seguida, entre nesse limite e meça o perímetro para estabelecer o primeiro canto da primeira cama elevada com outra estaca.
- Marque as camas. Meça o primeiro canto da cama para encontrar o segundo. Coloque outra estaca e repita o processo para os outros dois cantos da cama.
- Conecte os cantos com barbante. Use barbante para representar a pegada de cada canteiro de jardim elevado.
- Aposte e repita. Com o primeiro canteiro estabelecido, repita o processo para todos os canteiros restantes da mesma maneira – meça a linha de limite para estabelecer o primeiro canto. Preste especial atenção ao espaço entre as camas; tente manter caminhos de pelo menos 3 pés de largura para um carrinho de mão e garantir que você tenha acesso a cada lado da cama e possa alcançar o centro.
Passo 4: Escolha o seu tipo
Assim como o que é cultivado em um canteiro elevado muda de quintal para quintal, a forma ideal do jardim também muda. Ter flexibilidade de design significa que quase qualquer quintal pode hospedar um jardim comestível. Aqui estão apenas três dos tipos que Burke recorre ao avaliar um quintal.
Jardim fronteiriço
Nomeado porque os canteiros fazem fronteira com as linhas existentes na propriedade – ao longo de uma cerca traseira ou lateral, próximo a uma entrada, como um perímetro para preservar um gramado ou ancorando um pátio de cascalho (como mostrado). O design geralmente é equipado com até quatro camas levantadas com pelo menos 60 centímetros de frente para trás. Com um ou dois lados inacessíveis, os jardins fronteiriços funcionam como um canto em forma de L ou ficam paralelos um ao outro em um pátio lateral estreito.
Clássico de quatro jardins
Esteticamente, uma grade de canteiros elevados organiza o jardim e permite espaço para cenouras e batatas, que Burke gosta de plantar sozinho. Ela sugere esse estilo para áreas de jardins quadrados com pelo menos 15 pés de largura e dentro do gramado principal do quintal. Com um número par de camas separadas por caminhos, cria um ponto de entrada natural para o topo com uma treliça em arco que funciona como uma porta de entrada para uma sala de jardim.
Potager formal
Onde o espaço permite – geralmente 20 por 20 pés ou maior – um potager formal é um alarde de grande orçamento. Além dos canteiros elevados, que geralmente são em forma de L para enquadrar um eixo central, um potager normalmente tem um banco central, uma fonte, um obelisco ou outro ponto focal ornamental. Os próprios canteiros tendem a incorporar mais plantas floridas ou treliças para apoiar árvores frutíferas espalmadas, o que reforça uma sensação de cercamento.
Passo 5: Camas acima do resto
Embora seja mais caro construir e preencher canteiros elevados com solo alterado, economiza tempo, pois você pode jardinar imediatamente. “Com um canteiro elevado, você não precisa esperar anos para ter um ótimo solo”, diz Burke.
Ela descobriu que as camas com mais de 15 pés exigem muito apoio; seu ponto ideal é entre 6 e 8 pés de comprimento – o que coincide com o comprimento típico da madeira vendida. Ela mantém a largura em cerca de 4 1/2 pés quando a cama é acessível por todos os lados e 5 pés quando uma treliça desce Centro. Enquanto as folhas verdes e as ervas podem sobreviver com uma escassa cama de 6 polegadas de altura, Burke geralmente prefere pelo menos 1 a 2 pés de solo para o jardim.
Passo 6: Faça a ordem fora do caos
Quando se trata de construir um jardim, medições precisas e um plano de instalação são inestimáveis (um terço próximo é ter amigos com costas fortes). Veja como a Burke agiliza o processo no dia da instalação.
Planeje a instalação do jardim depois que todos os componentes estiverem no local e as caixas de jardim construídas. Determine se a entrega de suprimentos vale o custo – geralmente vale.
- Limpe a área. Seguindo a borda do fio, cave uma vala de perímetro profunda o suficiente para segurar o material da borda, mantendo cerca de 3 polegadas acima do nível para conter o cascalho. Em seguida, limpe o interior.
- Comece a irrigação. Cave trincheiras e enterre linhas que amarrarão a torneira do jardim ou o sistema de irrigação ao sistema de gotejamento dos canteiros.
- Ancinho e nível. Use um ancinho de aço para alisar e nivelar o chão do jardim. Uma solução diluída de 30% de vinagre branco ajuda a suprimir as ervas daninhas deixadas para trás.
- Coloque a barreira de ervas daninhas. Cubra todo o espaço do jardim com tecido de ervas daninhas, papelão ou papel de resina. Burke prefere usar papel de resina.
- Instale sua borda de borda. Aproveite o tempo para medir e verifique se as linhas são retas e quadradas para outras estruturas, como a casa, um pátio ou uma garagem.
- Adicione pedras de caminho. Com a borda instalada, coloque quaisquer pedras de passarela grandes no tecido de ervas daninhas, usando as linhas de barbante como guias.
- Encha o chão. Remova as linhas de corda e comece a despejar no cascalho (Burke é parcial para pedra de ervilha) a uma profundidade de 3 polegadas, nivelando-o. Ajuste as pedras do caminho para que o cascalho fique logo abaixo de seus topos, bem como no topo da borda.
- Adicione as caixas. Consulte o seu plano de papel para a localização dos canteiros, medindo elementos fixos maiores, como a casa ou a borda. Em seguida, solte as caixas de jardim, nivelando-as e nivelando-as adicionando ou removendo cascalho. Coloque treliças antes de encher as caixas com terra.
Etapa 7: obter algum suporte
As treliças ajudam as plantas de videira, adicionando altura e interesse visual. Burke planeja uma para cada 16 pés quadrados de cama, colocada no meio ou contra uma parede da cama. Para instalá-los, ela adiciona cerca de 1 pé de mistura de solo, depois posiciona cada treliça, prendendo-a à base de cascalho quando possível, antes de encher as caixas.
Ela favorece o metal por sua durabilidade. Os estilos de tela plana combinam com camas inacessíveis de um lado (como mostrado), os obeliscos em forma de pirâmide ficam bem em uma cama quadrada ou em uma fileira em uma grande retangular, e os arcos conectam graciosamente camas emparelhadas ou layouts de quadrante.
Passo 8: Receita para o sucesso do solo
Burke desenvolveu esta argila arenosa para fornecer uma mistura fofa e de drenagem rápida que é fácil de montar em qualquer lugar do país. Para determinar quanto solo pedir, multiplique o comprimento, a largura e a profundidade dos canteiros em pés.
Multiplique o comprimento, a largura e a profundidade das camas em pés e divida por 27 para obter o volume em jardas cúbicas. Encomende 1/3 da quantidade total em areia afiada, em composto e em solo superficial. Ela recomenda adicionar outros 4% na forma de “material bônus”, como minhocas, esterco de galinha compostado, farinha de ossos, farinha de penas ou emulsão de peixe.
Esta fórmula “103 por cento” é seu lembrete atrevido dos quatro elementos que ajudam a criar uma mistura sólida de solo. Ela incentiva os jardineiros a fazer perguntas no viveiro, incluindo quão locais são o solo superficial e o composto – com a ideia de que os materiais locais se assemelham mais ao seu solo nativo – e a consultar um viveiro local ou escritório de extensão universitária sobre o que plantar.
Burke admite que a jardinagem dessa maneira não é barata ou particularmente fácil no começo. Mas, ela diz, “é importante que os jardins mostrem a beleza dos alimentos frescos, e canteiros e treliças tornam o jardim acolhedor para o jardineiro que, de outra forma, poderia ficar um pouco intimidado. Quaisquer recursos alocados para tornar um jardim mais acolhedor são dinheiro bem gasto.”