Se você está cansado da mesma superfície plana antiga ou está lidando com um teto cheio de imperfeições, reparos ou superfícies irregulares, um teto texturizado pode ser o caminho a seguir. A textura pode adicionar personalidade e profundidade à sala, tornando-a um excelente toque final em um projeto de renovação.
A maioria das pessoas agradece que o auge do teto da pipoca tenha ficado para trás. Mas, apesar da ausência dessa tendência outrora popular e agora tabu, alguns quartos ainda podem se beneficiar de um pouco de textura de redemoinhos, ranhuras ou qualquer coisa além de tetos planos e pipoca. Seja para dar um pouco de estilo ou para esconder as imperfeições que ficam abaixo (ou acima) do acabamento, texturizar um teto pode ser a resposta.
Felizmente, aprender a texturizar um teto não é difícil. As dicas a seguir explicarão como trazer um pouco de personalidade a qualquer teto em branco.
Este guia explicará duas maneiras de aplicar uma aparência texturizada a um teto, bem como os materiais (dica: o composto de junta é seu amigo!) e as ferramentas necessárias para fazer o trabalho.
Como texturizar um teto
Embora o produto acabado possa fazer uma diferença dramática na sala, texturizar um teto é fácil com as ferramentas, materiais e técnicas certas. Lembre-se de que é melhor começar em uma área pequena e discreta da sala, como o canto mais escuro ou acima de uma porta interna. Reparos de camuflagem nesses pontos serão menos perceptíveis se a textura não atender às expectativas.
Nota : Existem dois métodos listados abaixo. Um inclui rolar o material texturizado no teto, enquanto o outro envolve espátula e esponja. O rolamento cria uma textura mais plana (mas ainda uma textura), enquanto a esponja cria mais profundidade e construção. Se rolar for o método desejado, siga as etapas 1 a 5. Se a técnica da esponja for o método de escolha, siga as etapas 1 a 3, 4a e 5.
Etapa 1: preparar a sala
Retire o máximo de itens possível da sala e proteja o chão com panos. Para quaisquer itens que sejam grandes demais para serem movidos, cubra-os bem com plástico. Além disso, se houver luminárias, prenda as bases com fita adesiva e/ou remova as coberturas se elas atrapalharem.
Também vale a pena passar fita adesiva ao longo das bordas das paredes onde elas encontram o teto e quaisquer claraboias ou tetos de bandeja.
Etapa 2: preparar o teto
A camada de composto de junta texturizado pode parecer grudar em qualquer coisa, mas não vai aderir tão bem a uma superfície pintada quanto a um teto recém-preparado. Mexa o primer e despeje um pouco em uma bandeja de tinta forrada, balde cortado ou lata de tinta vazia.
Use a escada e o pincel para cortar ao longo das bordas do teto, onde elas encontram as paredes e ao redor de quaisquer luminárias. Use o rolo e a alça do rolo para aplicar primer no restante do teto. Deixe o primer secar completamente.
Passo 3: Misture a tinta texturizada
O truque para fazer tinta texturizada é a fórmula. Use uma parte de composto para juntas para 10 partes de tinta para teto (sem primer). Esta fórmula se resume a aproximadamente 1,5 xícaras de composto por galão de tinta.
Despeje o composto e a tinta em um balde de 5 galões e use a batedeira e fure para combiná-lo até que os dois ingredientes estejam totalmente integrados e a textura seja semelhante à massa de panqueca.
Despeje a mistura de composto de tinta em um forro de bandeja de tinta limpo para a Etapa 4, ou deixe-o no balde para a Etapa 4a.
Etapa 4: aplique a mistura de tinta e composto
Use o pincel para cortar ao longo das bordas do teto, em torno de luminárias e em torno de quaisquer outras saliências do teto, como clarabóias ou tetos abobadados. Com a tampa do rolo mais grossa (3/4 de polegada) na alça do rolo, mergulhe o rolo na bandeja de tinta e enrole a tinta no teto. Certifique-se de rolar o mais próximo possível das bordas do teto sem pintar acidentalmente as paredes. Isso fornecerá o acabamento com melhor aparência.
Normalmente, uma boa camada é tudo o que é necessário para essa tinta espessa. Além disso, essa técnica fornecerá uma textura semi-suave. Se ainda parecer muito áspero, dilua a mistura de tinta com um pouco mais de tinta e aplique uma segunda demão.
Etapa 4a: espátula no acabamento
Considere aplicar a mistura de composto de tinta no teto se preferir uma textura um pouco mais pronunciada, semelhante ao estuque. Isso levará mais tempo do que rolar, e a mistura de composto de tinta pode exigir espessamento com um pouco mais de composto se começar a respingar ou pingar, mas o produto final pode valer a pena.
Use uma espátula de margem para colher a mistura de composto de tinta em uma espátula de pedreiro grande. Trabalhando lentamente, use a espátula de tijolos para aplicar uma camada da mistura (aproximadamente 1/8 de polegada de espessura) no teto em pequenas seções (pense: uma área de 2 por 2 pés ou 3 por 3 pés). Use a esponja para passar o composto de tinta molhada no teto e construir textura, tomando cuidado para não perder nenhum ponto, pois a mudança na textura será perceptível.
Não tenha medo de arrastar a esponja pela pintura em pequenos movimentos de 1 ou 2 polegadas de comprimento para imitar a aparência fornecida por uma aplicação de estuque. Você também pode ajustar a pressão e puxar a esponja para longe do teto ocasionalmente para dar a aparência de camadas e profundidade e mudar direções e ângulos aleatoriamente.
Passo 5: Deixe o teto secar
Independentemente do método de aplicação escolhido, certifique-se de deixar o teto secar antes de remover os panos e mover os itens de volta para a sala. Gotejamentos e bolhas serão uma possibilidade até que tudo cure, então dê ao quarto várias horas (durante a noite, se possível) para que tudo esteja completamente definido antes de remover a fita e recolocar as luzes do teto e outros acessórios.
Depois de seco, o teto deve ter uma nova aparência texturizada. Este tratamento de teto refletirá a luz de maneira diferente, criará mais contraste com as paredes e dará à sala uma aparência totalmente diferente. Mova os móveis de volta, relaxe e desfrute desse novo toque elegante.
Materiais
- Bandeja de pintura e forros
- Balde cortado de tinta ou lata vazia
- Cobertura do rolo de pintura para o primer
- Cobertura de rolo de superfície áspera de ¾ de polegada para o tratamento texturizado
- Pá de mistura
- fita de pintor
- Cartilha
- Panos de queda
- Folhas de plástico
- Esponja natural
- Composto comum (pré-misturado)
- Tinta de teto (sem primer)